PUBLICIDADE

Em Salvador, 300 embarcações entregam presentes a Iemanjá

2 fev 2011 - 12h48
(atualizado às 13h46)
Compartilhar

Desde a madrugada desta quarta-feira, centenas de fiéis movimentam o bairro do Rio Vermelho, na orla de Salvador, e rendem homenagens a Iemanjá, divindade considerada, pelos devotos do Candomblé, a Mãe dos Orixás.

Salvador comemora dia de Iemanjá
Salvador comemora dia de Iemanjá
Foto: Raul Spinasse / Agência A Tarde

Os presentes dos devotos, entregues no caramanchão (estrutura de madeira, comumente usada para abrigar plantas trepadeiras) montado nas imediações da Colônia de Pescadores Z-01, serão levados ao mar por mais de trezentas embarcações. A tradição, que segue há 88 anos no bairro, deve receber milhares de fiéis até o final da tarde. Além dos festejos religiosos, estão previstos shows de artistas e blocos.

A festa começou no início da tarde da última terça-feira, 1º, com a entrega das oferendas no barracão do Rio Vermelho. As homenagens se estenderam também a Oxum, Rainha das Águas Doces, e começou por volta da meia-noite desta quarta-feira. A procissão marítima sai da Praia da Paciência em torno das 15h30 (horário local), retornando por volta das 17h30.

Presente de Iemanjá

Um das partes mais tradicionais da festa, o presente principal de Iemanjá, deverá ser improvisado este ano. A oferenda é tradicionalmente produzida pela colônia de pescadores mas, encomendada a um artista paulista, acabou sendo danificado no trajeto. Os pescadores prometem improvisar e não deixar de presentear a Rainha das Águas.

Fonte: Agência A Tarde
Compartilhar
Publicidade