PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Líderes decidem formar 5 blocos partidários na Câmara

1 fev 2011 - 14h49
(atualizado às 15h20)
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

Após reunião de líderes na Câmara, os deputados definiram cinco blocos partidários que dividirão a casa pelos próximos quatro anos. Na base governista, estão PT, PMDB, PP, PSC, PMN e PDT, que chegou a ser sondado para compor outro bloco. Com os seis partidos, a presidente Dilma Rousseff terá o apoio de 257 deputados para aprovar projetos de interesse do governo.

O bloco da oposição, formado por DEM e PSDB, é o segundo maior da Casa, com 96 membros. O terceiro bloco, formado por PTB, PCdoB e PSB terá 71 parlamentares. O chamado bloco dos nanicos, composto por PR, PRB, PTdoB, PHS, PRTB, PRP, PTC e PSL, formaram o quarto bloco, com 60 parlamentares. O PPS e o PV formaram o quinto bloco, composto por 26 deputados. Somente o PSol, que tem três deputados eleitos, não se aliou a nenhum bloco.

A formação de blocos na Casa influencia a eleição da Mesa Diretora da Câmara que, pelo critério de proporcionalidade, deve ser formada de acordo com a composição dos grupos. Uma reunião de líderes será feita ainda na tarde desta terça-feira para decidir como será o critério de seleção. A eleição da Mesa Diretora da Câmara está marcada para as 18h desta terça.

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), um dos articuladores do acordo para a formação dos blocos, disse que o objetivo dos líderes é garantir, na divisão dos cargos da Mesa Diretora e das presidências das comissões, o respeito à proporcionalidade obtida pelos partidos nas urnas.

Os líderes voltariam a se reunir agora à tarde para discutir a formação da chapa de consenso para a eleição da Mesa Diretora e os procedimentos para a votação.

O candidato a presidente nessa chapa é o atual presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), que tem o apoio de 21 partidos. Os deputados Sandro Mabel (PR-GO) e Jair Bolsonaro (PP-RJ) disputarão a Presidência como candidatos avulsos - sem o apoio do seus próprios partidos.

Com informações da Agência Câmara.

Tiririca faz o juramento como deputado federal
Tiririca faz o juramento como deputado federal
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade