PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

SP teve 250 erros de enfermagem em 2010, diz conselho

31 jan 2011 - 13h06
(atualizado às 13h08)
Compartilhar

Após uma menina de 1 ano ter parte do dedo decepado por uma enfermeira no domingo, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo informou nesta segunda-feira que somente em 2010 foram registrados 250 casos de erros de profissionais de enfermagem no Estado, sendo que 20 resultaram em mortes ou em danos definitivos aos pacientes.

O conselho lamentou o ato da profissional de saúde que resultou na perda de parte do dedo pela menina, que estava internada em observação no Complexo Hospitalar do Mandaqui, na zona norte de São Paulo. O órgão informou que vai abrir uma sindicância para apurar as responsabilidades da funcionária.

A menina teve parte do dedo cortado pela enfermeira durante a retirada de um curativo. Em depoimento, ela disse que usou uma tesoura para retirar a bandagem, e acabou cortando a criança. O caso foi registrado na 9ª Delegacia de Polícia e a profissional deve responder por lesão corporal culposa, em que não há intenção de ferir a vítima.

Em dezembro de 2010, uma menina de 12 anos morreu após ter recebido vaselina na veia ao invés de soro no Hospital Municipal São Luiz Gonzaga, em São Paulo.

Segundo o conselho, é importante que o paciente ou familiar cobre do profissional de saúde explicações sobre o procedimento que irá realizar. O órgão disse ainda que em 2009 foi criado um centro de aprimoramento para capacitar e atualizar os trabalhadores sobre as técnicas de enfermagem e para evitar erros.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade