PUBLICIDADE

Rio e SP batem novo recorde de calor do ano: 41,4°C e 33,1°C

28 jan 2011 - 17h02
(atualizado às 19h10)
Compartilhar

A tarde desta sexta-feira foi a mais quente do ano em São Paulo e no Rio de Janeiro. Às 15h, a temperatura na capital paulista chegou aos 33,1°C no Mirante de Santana, na zona norte, de acordo com a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na capital fluminense, a estação do Inmet no bairro de Santa Cruz, na zona oeste, registrou 41,4°C. As informações são da Climatempo.

Moradores se protegem do sol na região do viaduto Santa Ifigência
Moradores se protegem do sol na região do viaduto Santa Ifigência
Foto: Elisa Rodrigues / Futura Press

O recorde de calor anterior nas duas cidades havia sido registrado ontem, com 32,5°C em São Paulo e 39,7°C no Rio. O calor aumentou nos últimos dias na capital paulista por conta da menor quantidade de nuvens. A cidade vem tendo um maior número de horas de sol forte e as pancadas de chuva não estão sendo generalizadas como na semana passada. Além disso, as chuvas têm se concentrado mais ao fim da tarde. A falta de ventos de origem polar também colaborou para o aumento do calor.

No fim de semana, a temperatura deve seguir elevada em São e os termômetros devem atingir novamente valores próximos dos 33°C na tarde deste sábado. Há condições para pancadas de chuva no fim da tarde. No domingo, a sensação de abafamento será grande, mas a temperatura à tarde deve ser um pouco menor, pois a chuva deve começar mais cedo. Há risco de chuva forte no fim de semana, por conta do excesso de calor.

Temperaturas elevadas

A sexta-feira foi de temperaturas elevadas em boa parte do País. Em Santa Catarina, o dia foi marcado pelo abafamento e o calor intenso. Em Criciúma, a 190 km ao sul de Florianópolis, os termômetros de rua chegaram a marcar 36°C por volta das 14h30. A temperatura alta já havia sido registrada na última quinta-feira, quando a sensação térmica na cidade chegou aos 40 graus.

Em Florianópolis, o sol chegou a aparecer por alguns instantes, mas logo era encoberto por nuvens. Mesmo com o tempo nublado, a temperatura na capital catarinense chegou a 32,9°C no início da tarde.

O dia foi abafado também nos demais estados das regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso. Em Cuiabá (MT), o Inmet registrou 33°C nesta sexta-feira. Em Porto Alegre (RS), a máxima foi de 32,8°C, enquanto em Curitiba chegou a 30,7°C. Em Belo Horizonte (MG), os termômetros marcaram 30,3°C e, em Vitória (ES), 32,8°C.

Terra

Com informações de Fabrício Escandiuzzi.

Colaborou com esta notícia o internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade