PUBLICIDADE

Polícia

SP: polícia descobre túnel em penitenciária de segurança máxima

28 jan 2011 - 10h48
(atualizado às 10h56)
Compartilhar
CÍCERO AFFONSO
Direto de Presidente Venceslau

As Policias Civil e Militar, além de agentes penitenciários, trabalhavam em sigilo na manhã desta sexta-feira nas investigações que buscam descobrir os envolvidos na escavação de um túnel na penitenciária de segurança máxima Maurício Henrique Guimarães Pereira, a P-II de Presidente Venceslau, a 620 km de São Paulo. A escavação já contava com cerca de 2 m de extensão e tinha como ponto de partida o raio seis - uma das alas do presídio.

Túnel era construído em presídio de segurança máxima do interior de São Paulo
Túnel era construído em presídio de segurança máxima do interior de São Paulo
Foto: Cícero Affonso / Especial para Terra

A passagem foi descoberta no final de semana, mas até então não havia sido divulgada pela polícia. "A escavação foi encontrada logo depois da prisão de um arqueiro que tentava jogar dentro da penitenciária, seis aparelhos de telefonia celular e que usava para a ação um arco próprio para competição esportiva e seis flechas de material plástico com os aparelhos fixados por fitas adesivas", disse um funcionário do sistema prisional que, temendo represálias, pediu para não ser identificado.

Logo depois de encontrado, o túnel foi fechado e recebeu uma base de concreto. A vigilância da unidade foi reforçada pelos agentes penitenciários e a Polícia Militar, responsável pela segurança na área externa do presídio. "Os policiais treinados e fortemente armados permanecem com a atenção voltada para todo e qualquer movimento nas imediações da unidade prisional", afirmou o major Donizete Martins Reis, comandante do 42º Batalhão de Presidente Venceslau.

A unidade prisional do Estado, considerada de segurança máxima, abriga os principais líderes e integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade