PUBLICIDADE

Prefeitura de Barretos: intenção não foi ofender povo argentino

27 jan 2011 - 14h17
(atualizado às 14h23)
Compartilhar

O diretor do Departamento de Comunicação da prefeitura de Barretos (SP), Marcelo Murta, afirmou nesta quinta-feira que a peça da campanha de combate à dengue, criada pelo município, em que um mosquito usa uma camisa da seleção argentina não foi elaborada em forma de ofensa ao país vizinho. "Não tivemos nenhuma intenção de ofender o povo argentino", afirmou.

Prefeitura de Barretos usa imagem de mosquito com camisa da seleção argentina em campanha contra a dengue
Prefeitura de Barretos usa imagem de mosquito com camisa da seleção argentina em campanha contra a dengue
Foto: Divulgação

Com o título "Vamos vencer este jogo", a propaganda mostra um jogador com uniforme da Seleção Brasileira chutando uma bola em direção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, que usa uma camisa semelhante à da equipe argentina - mas sem o distintivo da seleção. A peça foi alvo de críticas na quarta-feira do ministro de Saúde argentino, Juan Manzur. "Vamos falar com os colegas e as autoridades sanitárias do Brasil, obviamente, porque é uma situação que não tem nada a ver com a realidade", disse a uma rádio.

Murta afirmou que as campanhas da administração municipal têm "um histórico de polêmicas" para chamar a atenção da população para temas importantes. Segundo ele, uma imagem de um paciente com dengue hemorrágica usada no ano passado também gerou comentários pelo tom da campanha. Antes, uma peça contra a violência no trânsito com um "cemitério de capacetes" e a frase "Motoclube Irresponsáveis do Asfalto" gerou revolta entre motociclistas da cidade. "Não é para ganhar prêmio, não é para aparecer. É para chamar atenção para o problema", disse.

De acordo com o diretor, que já deu entrevista a uma rádio do país vizinho e teve que se explicar ao consulado argentino, as imagens foram colocadas em outdoors na cidade na primeira semana de janeiro. De acordo com ele, a segunda fase da campanha será exposta na próxima semana e um dos temas continuará sendo o futebol - os demais são relativos a cuidados com crianças e com o verão, já que é maior a incidência da doença nesta época do ano.

Murta negou que a mudança das imagens esteja relacionada à polêmica, mas disse que as próximas imagens não vão usar camisas outras equipes. Segundo ele, o conceito das peças relacionadas ao futebol é mostrar que a Seleção está "perdendo de goleada". "Infelizmente, tem várias interpretações", disse. Murta afirmou ainda que as campanhas contra a dengue continuam e ainda serão "chocantes".

O Terra entrou em contato com o Ministério da Saúde, mas a pasta ainda não se pronunciou sobre a campanha de Barretos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade