PUBLICIDADE

Cidades

Moradores limpam bairro atingido por chuva em São José

25 jan 2011 - 15h06
(atualizado às 16h03)
Compartilhar
Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Moradores de áreas afetadas pela enchente em São José, cidade da região metropolitana de Florianópolis, começaram nesta terça-feira a limpar as casas atingidas por lama e água. O cenário no bairro ainda é de total destruição.

No loteamento Benjamin, um dos mais carentes da cidade, os moradores precisaram deixar suas residências ainda no sábado, depois que um rio transbordou e alagou quase todas as casas. Os desabrigados foram levados a um ginásio de esportes da região, onde aguardaram que o nível da água finalmente baixasse na região.

Grande parte dos moradores trabalha com coleta de papelão e materiais recicláveis. Com a enchente, o trabalho de várias semanas acabou perdido.

Cerca de 250 famílias moram no loteamento. Algumas ruas permaneciam intransitáveis nesta terça: além do lixo levado pelas águas, móveis e roupas que acabaram inutilizados foram colocados diante das residências.

As crianças que moram no local e permanecem no abrigo montado em um ginásio poliesportivo de uma escola não escondem a ansiedade em voltar para casa, apesar do susto que passaram com a enchente.

"Minha mãe começou a gritar para que eu saísse de casa logo. Eu estava deitado e saímos com a água no joelho", disse um garoto de 12 anos, que saiu do local com os pais e dois irmãos às pressas. "Minha mãe está tão triste que não quer nem vir limpar a casa".

Desde o domingo, a prefeitura de São José disponibilizou máquinas para recolher os entulhos e limpar as ruas de acesso aos moradores. Os trabalhos devem se estender por toda a semana.

Moradores de áreas afetadas pela enchente em São José (SC) começam a limpar suas casas
Moradores de áreas afetadas pela enchente em São José (SC) começam a limpar suas casas
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade