PUBLICIDADE

Cidades

'Premiê' do Bixiga gasta R$ 12 mil em bolo de aniversário de SP

25 jan 2011 - 12h05
(atualizado às 17h09)
Compartilhar
Simone Sartori
Direto de São Paulo

Pelo terceiro ano seguido, uma das mais tradicionais festas do bairro do Bixiga, em São Paulo, não contará com o famoso bolo "quilométrico", que teria 457 m em homenagem ao aniversário da capital, comemorado nesta terça-feira. Mas a falta de patrocinadores para confeitar o doce não foi motivo de desânimo para Walter Taverna, 77 anos, idealizador do evento e uma espécie de "primeiro-ministro" do bairro, como ele mesmo se declara. Taveira gastou R$ 12,8 mil do próprio bolso para distribuir 5 mil pedaços de bolo de 500 g aos moradores da região.

aniversario, sp, bolo, repre, 1
aniversario, sp, bolo, repre, 1
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

"Dizem que sou maluco, mas não sou maluco, não. Maluco é quem não faz nada por São Paulo. Já que ninguém se interessa mais em bancar o bolo, tirei do meu bolso mesmo. Fico muito orgulhoso e feliz por fazer essa festa", disse Taverna, que é presidente da Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso do Bixiga (Sodepro) e dono de uma cantina localizada na rua Rui Barbosa, a poucos metros do local do evento.

Perto de um palco montado para um show musical, a dona de casa Marileide Pereira Monteiro, 54 anos, acompanhava os últimos preparativos para o início da festa, que terá ainda a eleição da 'Rainha dos 457 anos'. "É a primeira vez que venho aqui. Antes eu via pela televisão, achava muita bagunça na hora de cortar o bolo, mas hoje eu resolvi trazer as crianças, para ver como é que é e dar um pouco de diversão pra elas", afirmou.

Nascida em Natal, no Rio Grande do Norte, Marileide mora há 30 anos em São Paulo e fala do carinho especial que tem pela capital paulista. "Saí da minha terra para trabalhar aqui. Aí conheci meu marido (que veio de Sergipe), namoramos, casamos, tivemos três filhos. Nem penso em sair daqui. São Paulo é como se fosse uma segunda mãe pra mim", disse, sem esconder o orgulho de ter "filhos paulistanos".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade