PUBLICIDADE

Sobe para 59 o nº de cidades em situação de emergência em SC

25 jan 2011 - 11h48
(atualizado às 20h57)
Compartilhar

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que o número de municípios em situação de emergência por causa das chuvas passou para 59 na noite desta terça-feira. Os últimos municípios a entrarem na relação foram Balneário Barra do Sul, Bom Jardim da Serra, São João do Sul, São Martinho e Santa Rosa do Sul. Ao todo, 69 cidades catarinenses foram atingidas pela enxurrada, que afetou 907.181 pessoas.

Enxurrada atingiu pelo menos 62 municípios de Santa Catarina
Enxurrada atingiu pelo menos 62 municípios de Santa Catarina
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra

De acordo com o levantamento, 23.997 pessoas estão desalojadas (abrigadas por parentes ou amigos) e 1.926 desabrigadas (acolhidas em abrigos públicos). Pelo menos cinco pessoas morreram, sendo três em Florianópolis, uma em Jaraguá do Sul e outra em Massaranduba. Outras 162 ficaram feridas. O órgão informou ainda que 22.553 residências foram danificadas e, em várias cidades, os serviços de abastecimento de água, energia elétrica e comunicações foram afetados.

Além das cidades em situação de emergência, o Estado contabiliza também um município em estado de calamidade pública, Mirim Doce, que concentra 900 famílias desabrigadas e pelo menos 115 feridos. Na segunda-feira o governador Raimundo Colombo vistoriou as localidades atingidas pela enxurrada na cidade e afirmou que vai viajar a Brasília na quarta-feira para solicitar o apoio do governo federal para atender os municípios de Santa Catarina.

Segundo a Defesa Civil, o tempo instável deve permancer nos próximos dias no Estado, porém com volumes de chuva bem menos intensos que os registrados entre os dias 18 e 22 de janeiro.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade