PUBLICIDADE

Polícia

Universitário brasileiro desaparece na Argentina

22 jan 2011 - 10h55
(atualizado às 10h58)
Compartilhar

O estudante de Direito da Universidade Federal da Bahia e ativista de causas sociais Luiz Henrique Souza Silva, 26 anos, está desaparecido há 12 dias em Buenos Aires e sua busca tem movimentado a polícia argentina, que foi acionada pela família e amigos do jovem. Ele está há um ano e meio viajando pela América Latina e vive, há alguns meses, na casa de uma amiga, numa ilha do Delta do Rio Tigre, na região metropolitana de Buenos Aires.

As últimas informações a respeito de Luiz Henrique são de que ele teria embarcado numa balsa em direção a Buenos Aires, onde iria comprar uma passagem para a cidade de Tilcara. Antes de sair de casa, ele avisou para um amigo e para a namorada, que, após comprar a passagem, os encontraria. Como ele não apareceu no lugar previsto, a namorada, Valéria, e o amigo, Ariel, começaram a procurá-lo e, ante o insucesso, acionaram a polícia argentina e avisaram os pais do universitário, que moram em Salvador e chegaram a Buenos Aires no dia 18, terça-feira.

Hospitais e delegacias da região foram visitados e receberam alertas do desaparecimento e, segundo amigos de Luiz Henrique, policiais já estiveram na casa onde ele estava morando em busca de pistas e para entrevistar alguns vizinhos.

A polícia argentina informou que o brasileiro foi visto no dia 11 em um vídeo, ao desembarcar da balsa e se dirigir à estação de trem, o que leva a crer que o brasileiro embarcou para Buenos Aires. Apesar da ação policial, os amigos e parentes de Luiz Henrique se queixam do pouco empenho das autoridades argentinas no trabalho de busca e investigação.

Ativista pelos direitos humanos na Bahia, Luiz Henrique tornou-se há alguns anos uma das lideranças estudantis no Estado, próximo a grupos sociais como o Movimento dos Sem-Teto da Bahia (MSTB) e a organizações como a Comissão de Justiça e Paz e o Centro de Estudos e Ação Social.

Sete dias após o desaparecimento, os amigos de Luiz Henrique na Bahia criaram um blog, o www.procurandohenrique.wordpress.com, onde atualizam as informações sobre a situação do brasileiro. No blog, eles também publicaram uma petição pública pedindo a interferência do governo estadual, do Ministério das Relações Exteriores, além da Embaixada e do Consulado Geral do Brasil na Argentina (Com informações do jornal Tribuna da Bahia).

Fonte: Agência A Tarde
Compartilhar
Publicidade