PUBLICIDADE

Cidades

Médicos Sem Fronteiras começa a atuar na região serrana

19 jan 2011 - 13h04
Compartilhar

Equipes da organização internacional Médicos Sem Fronteiras começam, nesta quarta-feira, a atuar na região serrana fluminense, castigada pelas chuvas da semana passada. Uma equipe com médico e psicólogo começará os trabalhos na cidade de Nova Friburgo e outro grupo, com médico, psicóloga e enfermeira, atuará em São José do Vale do Rio Preto.

Criança faz nebulização no hospital de campanha instalado em Nova Friburgo pelas Forçar Armadas
Criança faz nebulização no hospital de campanha instalado em Nova Friburgo pelas Forçar Armadas
Foto: EFE

As duas equipes se movimentarão pelos pontos mais afetados dessas cidades com clínicas móveis. Nesta quarta-feira, em Nova Friburgo, por exemplo, os Médicos Sem Fronteiras vão montar sua tenda de assistência médico-psicológica na localidade de Riograndina.

Uma terceira equipe, formada por psicólogos, está treinando 25 profissionais da área de saúde mental na cidade de Nova Friburgo. Segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, uma das grandes necessidades da população em momentos de desastres é o apoio psicológico. Ao todo, dez profissionais da organização não governamental (ONG) atuam na região.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, antes e depois da chuva, arrastando a seta à esquerda da foto

Veja onde foram registradas as mortes

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade