PUBLICIDADE

Amazonas registra primeira morte por dengue em 2011

18 jan 2011 - 15h12
(atualizado às 15h21)
Compartilhar

A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) confirmou na segunda-feira a primeira morte por dengue em 2011. A confirmação foi feita após o resultado dos exames coletados de Gisélia Ribeiro Bacelar, atendida no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto no último dia 13, data em que morreu com suspeita de dengue. O secretário Wilson Alecrim afirmou que a morte não se deu por febre hemorrágica de dengue (FHD), mas por dengue grave, acompanhada de choque hipovolêmico.

A Secretaria ainda disse que dos 28 municípios do interior do Amazonas com registro de transmissão de dengue no ano passado, sete entraram na segunda-feira para o grupo de alto risco de epidemia da doença: Humaitá, Codajás, Coari, Itacoatiara, Tefé, Barcelos e Lábrea. Nesses locais, segundo o órgão, há um reforço das ações de controle o monitoramento permanente.

Humaitá registrou mais de 500 casos de dengue no ano passado e os outros seis municípios registraram mais de 150 casos, ao longo do ano. Neles, a cada grupo de 100 imóveis visitados, dois apresentam criadouros do mosquito transmissor.

O secretário afirmou também que outros oito municípios serão monitorados com prioridade, apesar de apresentarem menor risco de transmissão da doença: Tabatinga, Boca do Acre, Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte, Manacapuru, Novo Airão e São Gabriel da Cachoeira. Nestes, foi observado aumento dos casos até o segundo semestre de 2010, porém com declínio no final do ano.

Em 2010, o Amazonas registrou 4.182 casos de dengue. Desses, 2.585 ocorreram em 28 cidades do interior, e 1.597 foram registrados em Manaus que, apesar da oscilação do número de casos de um ano para o outro, não registra epidemia desde 2001.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade