PUBLICIDADE

SP: 4 cidades estão em alerta com aumento de vazão de represas

18 jan 2011 - 11h26
(atualizado às 11h36)
Compartilhar
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

O aumento de 60 m³/s para 80 m³/s de descarga de água da represa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para o rio Jaguari a partir das 7h desta terça-feira coloca as cidades de Amparo, Pedreira, Jaguariúna e Bragança Paulista em alerta. O anúncio, divulgado aos órgãos de Defesa Civil da região na noite de segunda-feira, mobiliza as cidades que podem sofrer com o aumento da vazão do rio e ribeirões com possíveis inundações.

Segundo a Sabesp, a medida de soltar mais águas das comportas se faz necessária devido ao volume de chuvas na bacia da Represa-Jaguari-Jacareí, em Vargem, na divisa com Minas Gerais. A decisão contou com análise do Departamento de água e Energia Elétrica (DAEE) e Agência Nacional de Àguas (ANA).

No final de semana, os municípios já haviam sido informados sobre o aumento de 40 m³/s para 60 m³/s da abertura dos vertedouros das represas. Para informar a população, a Defesa Civil e Prefeitura utilizam carro de som e folhetos. Policiais do Corpo de Bombeiros visitam os moradores de áreas passiveis de enchente e transbordamento do rio.

Por causa das chuvas das duas últimas semanas que provocaram extravasamento dos rios e desalojou centenas de familias, muitas pessoas deixaram suas casas e estão em abrigos. Mesmo em regiões onde o rio é baixo, a recomendação da Defesa Civil é que fiquem em alerta quanto a possibilidade do aumento de vazão.

12.01 - Franco da Rocha/SP: prédios públicos como a prefeitura, a Câmara de Vereadores e a Delegacia de Polícia ficaram tomados pela água
12.01 - Franco da Rocha/SP: prédios públicos como a prefeitura, a Câmara de Vereadores e a Delegacia de Polícia ficaram tomados pela água
Foto: Célio Campos / Futura Press
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade