PUBLICIDADE

Rio anuncia construção de 3 mil casas para atingidos por chuva

16 jan 2011 - 13h14
Compartilhar

O governo do Rio de Janeiro vai providenciar uma área para construir 3 mil unidades habitacionais que atenderão parte das famílias que perderam suas casas por causa das chuvas na região serrana do Estado. De acordo com o governador Sérgio Cabral,Cabral, que visitou no sábado o município de Nova Friburgo, um dos mais afetados pelos temporais, o assunto está sendo tratado pelo vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão.

Franco da Rocha/SP - Crianças acompanham o salvamento de um cachorro em meio a enchente na Grande São Paulo
Franco da Rocha/SP - Crianças acompanham o salvamento de um cachorro em meio a enchente na Grande São Paulo
Foto: Maurício Lima / AFP

Cabral disse ter sugerido à presidenta Dilma Rousseff que as unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida priorizem pessoas que vivem em áreas de risco. "Nós vamos encontrar solução, o Pezão está vendo isso." Segundo ele, a presidenta gostou da ideia. Cabral afirmou também que ficou muito impressionado ao ver como o povo está cada vez mais consciente do risco que é morar em áreas como encostas de morros ou terrenos à beira de rios.

De acordo com ele, nos últimos quatro anos, o governo estadual removeu cerca de 10 mil famílias que moravam em áreas de risco, usando a força policial em casos de invasão.

Na visita a Nova Friburgo, o governador acompanhou alguns atendimentos no hospital de campanha montado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Rio. Na sexta-feira, Cabral esteve em Teresópolis e Petrópolis, que também foram duramente atingidas pelas chuvas.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja onde foram registradas as mortes

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade