PUBLICIDADE

EUA doam US$ 100 mil para vítimas de enchentes no Rio e SP

14 jan 2011 - 20h19
(atualizado às 20h31)
Compartilhar

O governo dos Estados Unidos vai repassar cerca de US$ 100 mil para assistência às vítimas das enchentes nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O dinheiro doado vai se somar aos recursos nacionais.

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e o Escritório de Assistência a Desastres no Exterior (Ofda) são os responsáveis pela doação dos recursos e coordenação das ações.

Segundo a assessoria, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, disse que a ajuda financeira será repassada à Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). O objetivo é usar o dinheiro para a compra de produtos de higiene pessoal, de limpeza e roupas.

Shannon lamentou a tragédia causada pela chuva e pelos deslizamentos de terra não só no Rio e em São Paulo, como também em Minas Gerais e no Espírito Santo. O embaixador disse que o governo americano presta solidariedade ao Brasil como um todo.

"Nossos pensamentos e orações estão com as famílias afetadas por este desastre natural. Esta é uma contribuição do povo dos Estados Unidos para o povo do Brasil, para apoiar a superação desta tragédia", disse Shannon.

Chuvas na região serrana do Rio

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja onde foram registradas as mortes

Teresópolis recebeu donativos para ajudar moradores afetados pelas chuvas
Teresópolis recebeu donativos para ajudar moradores afetados pelas chuvas
Foto: Prefeitura Teresópolis / Divulgação
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade