PUBLICIDADE

RJ: fornecimento de luz ainda não está reestabelecido na serra

14 jan 2011 - 14h53
(atualizado às 16h30)
Compartilhar

A Ampla, concessionária de energia elétrica que atende à região serrana do Rio de Janeiro, informou nesta sexta-feira que as equipes de manutenção e reparos trabalham sem interrupção para normalizar o abastecimento nas cidades atingidas pelas chuvas do início da semana. Estão sem luz de cerca de 17 mil clientes em Teresópolis, Petrópolis, Areal e São José do Vale do Rio Preto.

Na madrugada de quarta-feira, parte da rede foi destruída pelo temporal e por deslizamentos de terra. Cerca de 100 mil pessoas foram afetadas. A companhia tem seguido as orientações da Defesa Civil das cidades afetadas e informa aos clientes que pode voltar a desligar a energia nas áreas de risco, para evitar acidentes elétricos.

Para facilitar o trabalho da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a Ampla disponibilizou duas torres de iluminação, que ajudaram no resgate de vítimas e na remoção de barreiras. Um gerador também foi cedido à Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), que tenta retomar a captação e o abastecimento de água em Teresópolis.

A Ampla também doou postes de madeira para reconstrução de uma ponte no bairro de Santa Rita, em Teresópolis. Equipamentos de geração de energia foram enviados ao município de São José do Vale do Rio Preto para não deixar sem luz as unidades de serviços básicos, como hospitais e delegacias. No momento, 500 funcionários da companhia estão mobilizados nas operações.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja onde foram registradas as mortes:

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade