PUBLICIDADE

Congresso analisa dia 20 liberação de recursos para o Rio

14 jan 2011 - 12h54
(atualizado às 13h04)
Compartilhar

A Comissão Representativa do Congresso tem reunião marcada para a próxima quinta-feira, dia 20, para discutir iniciativas que possam ajudar as vítimas das chuvas do Rio de Janeiro. A convocação foi feita pelo presidente do Congresso e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em consenso com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). A finalidade é analisar a Medida Provisória (MP) do governo que libera R$ 780 milhões para a execução de obras emergências nas cidades da região serrana fluminense.

A Secretaria-Geral do Senado está contatando por telefone os gabinetes dos parlamentares para que compareçam no Congresso no dia 20. Em nota, Sarney informou também que atendeu ao requerimento da senadora Marina Silva (PV-AC), para que seja aberta "uma ampla discussão" entre os senadores sobre como apoiar os governos federal, estaduais e municipais em programas e ações de prevenção de inundações e "outros efeitos danosos resultantes da mudança climática".

O Congresso tem uma comissão mista estabelecida, que não promoveu qualquer reunião em 2010, para avaliar especificamente os efeitos das mudanças climáticas e programas de ações propostas pelos deputados e senadores.

Indicada para a liderança do governo no Congresso, a então presidente da comissão, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), hoje ministra da Aquicultura e Pesca, pediu afastamento do cargo. A comissão tentou sem sucesso, no início de 2010, marcar uma reunião para eleger um novo presidente. A última audiência pública ocorreu em novembro de 2009.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja onde foram registradas as mortes:

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade