PUBLICIDADE

vc repórter: chuva deixa Bragança Paulista em estado de atenção

14 jan 2011 - 10h14
(atualizado às 10h43)
Compartilhar

Uma chuva que durou cerca de 3 horas foi o suficiente para deixar a cidade de Bragança Paulista (a 87 km de São Paulo) em estado de emergência na tarde desta quinta-feira (13), segundo a prefeitura. Bairros e o centro do município registraram pontos de alagamento e 30 famílias precisaram deixar suas casas. Nesta sexta-feira, a cidade encontrava-se em estado de atenção, porque ainda há previsão de pancadas de chuva durante o dia.

Cerca de 30 famílias precisaram deixar suas casas
Cerca de 30 famílias precisaram deixar suas casas
Foto: Celso Lima / vc repórter

Em algumas residências que foram inundadas, a água chegou a atingir 1,5 m de altura. Além do centro, os bairros mais afetados, segundo a prefeitura, foram Vila Malva, Jardim Califórnia e Popó. Casas, lojas e comércios também foram alagados. Alguns moradores precisaram ser socorridos com botes; houve danos materiais, mas ninguém ficou ferido.

De acordo com a prefeitura, o principal motivo dos alagamentos foi o excesso de chuva, já que das 11h às 14h foram registrados 50 mm, o que fez alguns ribeirões transbordarem - o esperado para um dia era cerca de 10 mm a 15 mm de água. Ainda segundo o ógão municipal, a abertura da comporta da represa Jaguari na última quarta-feira (12), que está liberando 40 mil litros de água por segundo, não teve muita influência nos alagamentos, sendo que apenas o ribeirão que corta o bairro Popó teria sentido reflexo do rio Jaguari.

Entre as famílias que foram desalojadas estão aquelas que viviam em áreas de risco e outras que precisaram sair por medidas de precaução, já que o solo da região está encharcado e com novas chuvas pode ocorrer mais enchentes. Dois abrigos foram montados em escolas da cidade, porém, a maior parte das pessoas preferiu se abrigar em casas de parentes e amigos.

Por volta das 18h a água havia abaixado nos pontos de alagamento e a situação voltava a se normalizar. De acordo com a prefeitura, as últimas enchentes registradas na cidade ocorreram em janeiro de 2010, quando a zona rural do município foi a área mais atingida, quando famílias tiveram que deixar suas casas e também não houve vítimas.

Segundo o órgão municipal, casas populares estão sendo construídas e a previsão é de que ainda este ano elas sejam entregues às famílias que viviam em áreas de risco.

Os internautas Angela Franca, Celso Lima, David Dacol e Gabriela Colicigno, de Bragança Paulista (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade