PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Abertura de comportas de represa causa alagamentos em SP

13 jan 2011 - 15h17
(atualizado às 17h02)
Compartilhar
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

A abertura das comportas da represa do Sistema Cantareira, em Jacareí (SP), na manhã desta quinta feira, fez aumentar em 2 m a vazão do rio Jaguari, com transbordamento e enchente em pelo menos 14 bairros de Jaguariúna, na região metropolitana de Campinas.

A Defesa Civil e a prefeitura de Campinas começaram a demolição de 78 casas condenadas
A Defesa Civil e a prefeitura de Campinas começaram a demolição de 78 casas condenadas
Foto: Rose Mary de Souza / Especial para Terra

O nível do rio continuava subindo no começo da tarde e pode aumentar número de pessoas atingidas nas próximas horas, segundo a Defesa Civil. O número de desabrigados ainda não foi contabilizado pelo órgão, e a estimativa é que 35 residências tenham sido atingidas.

A necessidade da abertura da represa para liberar 40 metros cúbicos por segundo de água havia sido anunciada pelos técnicos da Defesa Civil de São Paulo, que emitiu um alerta, ainda na quarta feira, aos municípios que são cortados pelo rio Jaguari.

O rio Camanducaia, que não integra o Sistema Cantareira, mas que também passa por Jaguariúna, está acima do nível normal por causa das chuvas e famílias ribeirinhas estão sendo retiradas por precaução. O volume das águas dos rios provocou pontos de alagamentos ainda nos municípios do Circuitos das Águas: Morungaba, Pedreira e Amparo.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade