PUBLICIDADE

Chuva deixa cidades ilhadas e milhares desalojados no sul de MG

13 jan 2011 - 10h53
(atualizado às 14h04)
Compartilhar
Ney Rubens
Direto de Belo Horizonte

O município de Itamonte, no Sul de Minas de Gerais, está ilhado devido à chuva que caiu com mais intensidade na madrugada desta quinta-feira. Segundo a Defesa Civil, o Rio Capivari transbordou e deixou 150 famílias desabrigadas. Mais de 800 pessoas estão alojadas na rodoviária e em escolas públicas.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Isabel de Andrade Pinto, disse que ficou assustada com a força da tempestade. "Eu moro há 10 anos em Itamonte e nunca vi uma chuva como a dessa madrugada. Parece que a chuva acumulada de dois meses caiu em um dia", disse. De acordo com os Bombeiros, várias pontes foram quebradas e algumas casas permanecem inundadas.

A cidade de Carvalho, vizinha à Itamonte, também ficou alagada na madrugada desta quinta-feira devido ao transbordamento do Rio Capivari. Segundo a Defesa Civil, 600 pessoas ficaram desalojadas. As principais ruas de acesso estão intransitáveis e moradores ainda aguardavam resgate até às 9h30.

O soldado do Corpo de Bombeiros, Ramon dos Santos, espera que não haja vítimas fatais no decorrer do dia. "Até agora ninguém morreu na enchente em Carvalhos e vamos trabalhar para salvar os demais. Precisamos resgatar muitas pessoas que estão ilhadas no telhado das casas e em terrenos mais altos", afirmou.

No balanço atualizado pela Defesa Civil Estadual no início da manhã, 70 cidades já decretaram situação de emergência no Estado devido aos estragos causados pelo excesso de chuva. Outros 47 também comunicaram problemas. No total, 1,3 milhão de pessoas foram afetadas pelos temporais, destas 15,6 mil pessoas estão desalojadas e pelo menos 2,3 mil desalojadas.

Ribeirão volta a transbordar em Itajubá

Na cidade de Itajubá, o Ribeirão José Pereira, no bairro BPS, voltou a transbordar na manhã desta quinta-feira. No entanto, as águas inundaram apenas algumas ruas e não chegaram a alagar casas.

De acordo com a prefeitura, nesta quarta-feira o ribeirão já havia transbordado e inundado ruas, casas e lojas. Foram registrados danos materiais e não houve vítimas.

Especial para Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Carlos Alex Cintra Gomes, de Itajubá (MG), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Em Minas Gerais, 70 cidades já decretaram situação de emergência no Estado devido aos estragos causados pelo excesso de chuva
Em Minas Gerais, 70 cidades já decretaram situação de emergência no Estado devido aos estragos causados pelo excesso de chuva
Foto: Divulgação
vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade