PUBLICIDADE

vc repórter: barragem de represa se rompe e prejudica 5 mil em SP

12 jan 2011 - 16h03
(atualizado às 16h52)
Compartilhar

A barragem da Represa do Limoeiro, de Águas de São Pedro (a 187 km de São Paulo), foi rompida na noite desta terça-feira (11) . De acordo com a prefeitura do município, cerca de 5 mil pessoas, entre moradores e turistas, tiveram o abastecimento de água prejudicado nesta quarta-feira.

A barragem foi construída na década de 1940
A barragem foi construída na década de 1940
Foto: Marcelo Ravelli / vc repórter

Ainda de acordo com o órgão municipal, o principal motivo que levou ao rompimento da barragem, que tem 30 m de comprimento por 1,5 de altura, foi o excesso de chuvas que atingiu a região nos últimos dias. Estima-se que parte dela já teria sido danificada na última segunda-feira (10), mas, devido ao volume de água que corria pelo local, não foi possível detectar com precisão o estrago. Depois do novo rompimento desta terça, foi possível avaliar que sua estrutura está totalmente comprometida. A represa não é a única fonte de abastecimento da cidade.

Por volta das 15h de hoje, a captação da água na represa, que é realizada pela Sabesp, era de 18 m³ por segundo, sendo que em dias normais essa medida é de 32 m³ por segundo. Por isso, durante esta quarta-feira a população tem o abastecimento reduzido. Uma outra bomba de captação seria levada para o local ainda nesta quarta, e a previsão é de que até as 19h o fornecimento de água seja normalizado.

Segundo o prefeito da cidade, Paulo Ronan (PSDB), a barragem foi construída em 1940, e em 1970 teve sua parede aumentada. Engenheiros estavam reunidos no local na tarde desta quarta-feira, para fazer o levantamento dos recursos necessários para a construção de uma nova barragem, que será apresentado na manhã de quinta-feira.

"O município, sozinho, não tem condições de construir uma nova barragem", afirmou Ronan. Ele espera que seja firmado um acordo entre Estado, prefeitura e Sabesp para que a nova barragem possa ser construída. A previsão é de que ainda na quinta-feira autoridades do município se reúnam para discutir uma solução.

O internauta Marcelo Ravelli, de Águas de São Pedro (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade