PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

vc repórter: cratera de 2 km ameaça mais de 100 casas em GO

10 jan 2011 - 15h16
(atualizado às 17h23)
Compartilhar

Uma cratera de aproximadamente 40 m de profundidade e 2 km de extensão colocou em risco ao menos 101 casas em Planaltina (GO). O buraco, que aumenta a cada chuva, está localizado no Setor Oeste, próximo ao centro do município. Na última quarta-feira, foi decretado estado de emergência na cidade.

A cratera existe desde 1988, mas suas proporções eram menores
A cratera existe desde 1988, mas suas proporções eram menores
Foto: Ricardo Sales / vc repórter

Segundo a prefeitura, a cratera, que antes teria menores proporções, já existe desde 1988, mas as chuvas que caíram sobre a cidade no começo deste ano pioraram a situação no local. O avanço da erosão também "engoliu" uma das ligações entre o setor e o hospital Nossa Senhora D'Abadia .

De acordo com o secretário de Administração e Planejamento da cidade, Geraldo Guimarães, o problema vem se arrastando por administrações anteriores, e teve origem quando um serviço de águas pluviais foi realizado no local.

Ainda segundo Guimarães, a prefeitura fez três pedidos para o Ministério do Planejamento, em junho de 2010, que somam aproximadamente R$ 84 milhões, para reparar a situação no Setor Oeste. Na última terça-feira foi decretado estado de emergência no local, quando o prefeito José Neto foi à Brasília pedir agilidade da liberação dos recursos.

Na tarde desta segunda-feira, José Neto estava em reunião com o Governo do Estado, também com o objetivo de apressar as negociações. As famílias que moram nas casas que correm risco de desabamento estão sendo removidas para habitações populares, de acordo com a prefeitura.

Segundo o morador Ricardo Sales, o buraco também atrai "turistas", que vão até o Setor Oeste para observar e tirar fotos da cratera .

O internauta Ricardo Sales, de Planaltina (GO), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade