PUBLICIDADE

Em 2 horas, chove 28% do esperado para o mês em região de SP

7 jan 2011 - 20h40
(atualizado às 23h25)
Compartilhar

Em apenas duas horas, choveu 67 mm na cabeceira do córrego Aricanduva, na divisa entre os municípios de Mauá e São Paulo, nesta sexta-feira. De acordo com a prefeitura, o volume de água representa 28% do previsto para o mês na região. Na avenida Aricanduva, próximo à avenida Itaquera, na zona leste, foram registrados mais 40 mm de chuva no mesmo período.

A forte chuva que atingiu São Paulo colocou toda a cidade em estado de atenção por cerca de três horas e provocou mais de 30 alagamentos. De acordo com os bombeiros, ao menos 10 pessoas ficaram ilhadas em seus carros na região do córrego Aricanduva, que transbordou, e tiveram que ser resgatadas. Um homem morreu devido ao desabamento de uma laje.

Em nota, a prefeitura informou que as equipes da subprefeitura de Aricanduva e de São Mateus farão a limpeza das ruas e de todo sistema de drenagem atingido pelo alagamento. Caso necessário, equipes das subprefeituras vizinhas serão convocadas. Agentes da Defesa Civil vão visitar todos os pontos atingidos.

De acordo com a prefeitura, foram investidos R$ 132 milhões em obras para o alargamento e o aprofundamento da calha do córrego Aricanduva em 2007 e em intervenções e 5 km ao longo das margens do rio para aumentar a vazão das águas. Ainda conforme a nota, três novos reservatórios já foram construídos, dois outros estão em obras e mais quatro em projeto. As obras devem aumentar a capacidade de armazenamento das águas da chuva.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade