PUBLICIDADE

Novo secretário de SP assume e defende cobrar planos de saúde

4 jan 2011 - 12h21
(atualizado às 12h40)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

O secretário estadual da Saúde do governo Geraldo Alckmin (PSDB) assumiu na manhã desta terça-feira defendendo cobrar dos planos de saúde o atendimento de segurados na rede pública. Segundo Giovanni Cerri, uma estimativa "grosseira" indica que o Estado perde por ano R$ 500 milhões em pacientes com seguro de saúde que poderiam fazer o ressarcimento através de seus planos.

De acordo com o secretário, que dirigiu o Instituto do Câncer por dois anos, apenas neste hospital o número de leitos ocupados por quem possui plano de saúde oscila entre 20% e 22%. "Este dinheiro (do ressarcimento pelos planos de saúde) poderia ser utilizado de forma a melhorar a saúde de quem não tem", disse. O médico estimou que 50% da população em São Paulo tenha um plano de saúde.

Cerri afirmou que dentro da conta dos prejuízos sofridos pelo sistema público com o atendimento de segurados está o de pessoas que vêm de outros Estados receber atendimento em São Paulo. Ele defendeu a criação de um cartão do Sistema Público de Saúde com a identificação de domicílio do paciente para encaminhamento nos hospitais. Desta forma, os Estados que destinam pacientes a São Paulo poderiam dar contrapartidas com ajuda na formação de recursos humanos.

Apesar de defender a criação de mais receitas para o setor, o secretário afirmou ser contra a criação de novos impostos, em específico da reedição da CPMF. "Temos que buscar mais receitas e otimizar os recursos existentes, sem criação de novos tributos", disse. Cerri disse ainda que pretende fazer parceria com a Secretaria da Educação para campanhas de conscientização contra o uso de álcool e drogas, em especial por jovens.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade