PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Mercadante: em ano de ajuste, é preciso fazer mais com menos

3 jan 2011 - 12h02
(atualizado às 12h42)
Compartilhar
Vagner Magalhães
Direto de Brasília

O líder da bancada do PT no Senado e candidato derrotado ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, assumiu nesta segunda-feira o cargo de ministro de Ciência e Tecnologia no governo da presidente Dilma Rousseff, em substituição a Sérgio Rezende. Em seu longo discurso, afirmou que entre as prioridades está a cooperação científica com os países do Bric, como Rússia, China e Índia. Ciente de que o primeiro ano do governo será de ajuste fiscal, disse que é preciso fazer "mais com menos", mas acredita que em um futuro próximo o Brasil pode se transformar no primeiro País tropical desenvolvido do mundo.

Mercadante garantiu que uma das prioridades do Brasil neste governo será a formação de recursos humanos em todos os níveis
Mercadante garantiu que uma das prioridades do Brasil neste governo será a formação de recursos humanos em todos os níveis
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

No discurso, ele falou da necessidade de mais investimentos na área, mas admitiu que haverá dificuldades, principalmente neste primeiro ano de governo.

"Devemos estar atentos ao fato de que, neste primeiro ano de governo, serão feitos imprescindíveis ajustes fiscais. Devemos aprender a fazer mais com menos", afirmou.

Depois de elogios ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Mercadante disse acreditar que Dilma Rousseff tem tudo para fazer um governo promissor. "Chegaremos no futuro a um lugar muito melhor do que estamos. Teremos um País mais forte, justo e democrático. Seremos a nação a ser observada pelo mundo", disse.

O ministro afirmou que nos próximos anos o Brasil tem de investir em sustentabilidade ambiental. "Temos de planejar uma economia verde e criativa e preparar o Brasil para a sociedade do conhecimento. Não podemos nos conformar em ficar para trás e depender apenas dos produtos não manufaturados".

Ao lado do ministro da Educação, Fernando Haddad, Mercadante garantiu que uma das prioridades do Brasil neste governo será a formação de recursos humanos em todos os níveis. "Precisamos de mão de obra qualificada, investir na banda larga e na inclusão digital. É preciso valorizar a carreira do pesquisador em tempo integral para chegarmos à sociedade do conhecimento", disse.

Biografia

Mercadante nasceu em Santos (SP) em 13 de maio de 1954. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), fez mestrado na área pela Universidade de Campinas (Unicamp) e é professor licenciado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Unicamp.

Além de senador desde 2003, foi deputado federal entre 1991 e 1994 e de 1999 a 2002, e também ocupou a vice-presidência nacional e a secretaria de relações internacionais do PT. Em 1994, abriu mão de uma provável reeleição para a Câmara dos Deputados, e foi vice na chapa de Lula à Presidência da República.

No PT, Mercadante também participou da elaboração dos programas de governo do partido e coordenou as eleições presidenciais de 1989 e 2002.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade