PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Premiê sul-coreano se reúne com Dilma e quer acordo com Mercosul

2 jan 2011 - 15h17
(atualizado às 15h45)
Compartilhar

O primeiro-ministro da Coreia do Sul, Kim Hwang Sik, comunicou neste domingo à presidente do Brasil, Dilma Rousseff, o interesse de seu país em negociar um acordo de livre comércio com o Mercosul, informaram fontes oficiais. A hipótese de um acordo comercial com o bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, foi um dos temas centrais da conversa entre Kim e Dilma, informou em entrevista coletiva o chanceler brasileiro, Antonio Patriota.

Até agora, o Mercosul assinou dois acordos de livre-comércio, com Israel e Egito, e desde 2005 mantém negociações com a União Europeia.

Os dois presidentes também analisaram neste domingo a possibilidade de assinar um "acordo estratégico", para aproveitar que as economias de ambos países são "altamente complementares". Concretamente, se discutiram as possibilidades de firmar uma maior colaboração nos setores de petróleo, indústria naval e tecnologia nuclear.

Dilma, que tomou posse no sábado, comunicou ao primeiro-ministro sul-coreano o interesse do Brasil em equilibrar a balança comercial, que agora favorece o país asiático. Kim e Dilma também falaram da licitação do trem de alta velocidade que o governo brasileiro pretende construir entre Rio de Janeiro e São Paulo, prevista para abril, e na qual Coreia do Sul é um dos maiores interessados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade