PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Bingos poderão servir para lavagem de dinheiro, afirma Cardozo

2 jan 2011 - 14h26
(atualizado às 16h35)
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

Em entrevista coletiva concedida à imprensa neste domingo, após cerimônia de transmissão de cargo, o novo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, condenou a legalização dos bingos nos moldes em que a questão está sendo discutida no Congresso. Ex-deputado federal, Cardozo criticou o projeto de lei que legaliza a atividade no País.

"O projeto, como está sendo discutido, é péssimo para a sociedade brasileira e beneficia diretamente os donos de bingos. As salvaguardas para impedir a lavagem de dinheiro não estão bem definidas, de modo que os bingos poderão servir para a lavagem de dinheiro", disse.

Cardozo declarou neste domingo que a prioridade da pasta pelos próximos quatro anos será o combate ao crime organizado e, para isso, será preciso "sufocar" a lavagem de dinheiro. "Espero que a próxima legislatura sepulte de vez essa iniciativa", declarou.

Um texto substitutivo a um projeto de lei foi rejeitado na Câmara dos Deputados em dezembro do ano passado, que legalizava os bingos no Brasil. Com a reprovação do substitutivo, a Casa ainda precisa avaliar o projeto original. As atividades no Congresso só retornam ao normal no dia 02 de fevereiro, com a posse dos novos deputados e senadores.

Sobre o combate ao crime organizado, Cardoso garantiu que o Ministério da Justiça vai aumentar a vigilância sobre as fronteiras brasileiras e poderá subsidiar projetos nos países vizinhos que não tiverem condições de patrulhar as divisas. "Se for necessário subsidiar, faremos dentro dos limites legais", afirmou. Uma reunião entre Cardozo e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, está marcada para esta semana, em que será discutida a possibilidade de integrar a Polícia Federal e as Forças Armadas no combate ao crime e ao tráfico nas regiões de fronteira do Brasil.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade