PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Maria do Rosário assume a Secretaria de Direitos Humanos

3 jan 2011 - 09h31
(atualizado às 09h59)
Compartilhar

Maria do Rosário Nunes assumiu na manhã desta segunda-feira a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que tem status de ministério. Eleita para o terceiro mandato consecutivo de deputada federal pelo Rio Grande do Sul, Rosário é a primeira mulher a ocupar a pasta. A cerimônia de transmissão de cargo começou pouco antes das 9h30, no auditório da secretaria, em Brasília.

Deputada federal, Maria do Rosário assume Secretaria de Direitos Humanos
Deputada federal, Maria do Rosário assume Secretaria de Direitos Humanos
Foto: Agência Câmara

Filiada ao PCdoB antes de ingressar no PT, Rosário foi professora da rede pública e é pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Também pela universidade, é mestre em educação e violência infantil. Iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista e no Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS/Sindicato). Foi vereadora de Porto Alegre por dois mandatos, tendo presidido as comissões de Educação e de Direitos Humanos.

Como deputada estadual, Maria do Rosário foi presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e vice-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha por dois anos. Em 2002, foi eleita deputada federal, sendo reeleita em 2006. Desde 2003, coordena a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foi vice-presidente das comissões de Direitos Humanos e Minorias e Educação e Cultura. Em 2009, presidiu a comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, tendo se destacado, por coordenar de debates em todo o Brasil sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade