PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

SP: Alencar brinca e diz que gostaria de ser presidente

1 jan 2011 - 17h19
(atualizado em 2/1/2011 às 20h52)
Compartilhar
Simone Sartori
Direto de São Paulo

Em tom de brincadeira, o ex-vice-presidente José Alencar disse na tarde deste sábado, após decidir não viajar a Brasília para descer a rampa do Planalto ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Lula, que gostaria de ser "presidente da República". Alencar está internado desde o dia 22 de dezembro no Hospital de Sirio-Libanes, na região central de São Paulo, e nesta tarde conversou com os jornalistas em um quarto no 11º andar da instituição.

"Uma das coisas que eu gostaria era ser presidente da República, mas agora estou com 79 anos. A eleição que vem, em 2014, eu terei 83 anos. O máximo que eu posso querer é disputar mais umas três em quatro eleições, mas para o Legislativo", brincou.

Abatido e vestido com terno e gravata, Alencar disse ainda não ter medo da morte ("se Deus quiser que eu morra, ele não precisa de câncer para isso") e atribuiu uma melhora no seu quadro clínico ao cardápio do almoço desta sexta-feira. "(Comi) leitãozinho e tomei uma taça de vinho, muito gostoso. Eu acho que foi isso que me melhorou".

O ex-vice-presidente José Alencar deve receber no início da noite deste sábado uma visita do agora ex-presidente Lula, que voltará de Brasília para uma festa de boas-vindas em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Alencar deixou a UTI Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês no último dia 30 e foi transferido para um quarto no 11º. andar. Ele passou o Réveillon acompanhado da família.

Alencar disse aos jornalistas que "estava pronto para sair (para comparecer na posse da presidente Dilma). Estava marcado para sair daqui do hospital às 13h e chegar ao aeroporto de Brasília às 15h, e às 16h no Palácio do Planalto. Eu achei que poderia ir, perfeitamente. Eu chegaria lá em uma cadeira de rodas. Eu não estou dando nenhum passo, não paro em pé. Eu estou exaurido", afirmou.

Segundo ele, a decisão foi tomada em conjunto com sua mulher. "Hoje, minha mulher falou que eu não poderia ir. De forma alguma, contrariar os médicos e ir a Brasília".

Luta contra o câncer

Alencar luta contra o câncer desde 1997, quando, após um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.

Ao todo, ele foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos. Em janeiro de 2009, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação. A última cirurgia ocorreu no último dia 22 de dezembro, quando Alencar foi internado no Sírio-Libanês em caráter de urgência, com quadro de hemorragia digestiva grave.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade