PUBLICIDADE

Polícia

Rio: após ocupação de favelas, homicídios têm queda de 14,1%

30 dez 2010 - 16h41
(atualizado às 23h45)
Compartilhar

Um levantamento preliminar sobre a criminalidade, divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, apontou que o número de homicídios na região metropolitana do Rio teve redução de 14,1% após a ocupação dos complexos do Alemão e da Penha, no final de novembro. De acordo com o levantamento, de 1º a 21 de dezembro foram registrados 232 homicídios dolosos (com intenção de matar), 38 a menos que no mesmo período de 2009.

Crianças das favelas ocupadas receberam presentes neste im de ano
Crianças das favelas ocupadas receberam presentes neste im de ano
Foto: Guto Maia / Futura Press

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a realização do estudo preliminar foi um pedido do secretário José Mariano Beltrame para apontar os reflexos da ocupação dos conjuntos de favelas pelas forças policiais na redução dos índices de criminalidade. A secretaria disse ainda que a mudança pode ser sentida não apenas no Rio, mas também na região metropolitana.

O número de estupros caiu de 162 em 2009 para 80 no mesmo período de 2010, o que representa uma redução de 50,6%. Também houve queda nos roubos a residências, que reduziram de 87 para 57 (34,5%) e no roubo de veículos, que caiu de 995 em 2009, para 689 (30,8%) de 1º a 21 de dezembro de 2010.

Violência no Rio

O Complexo do Alemão está ocupado pelas forças de segurança desde o dia 28 de novembro. A tomada do local aconteceu praticamente sem resistência numa ação conjunta da Polícia Militar, Civil, Federal e Forças Armadas. A polícia investiga uma possível fuga de traficantes pela tubulação de esgoto do Alemão antes dos policiais subirem o morro. Na quinta, 25 de novembro, a polícia assumiu o comando da Vila Cruzeiro, na Penha. Ambos dominados, até então, pela facção criminosa Comando Vermelho. As ações foram uma resposta do Estado a uma série de ataques, que começou na tarde do dia 21 de novembro. Em uma semana, pelo menos 39 pessoas morreram e mais de 180 veículos foram incendiados por criminosos nas ruas do Rio de Janeiro.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade