PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Lula adia decisão sobre Battisti: 'só vou pensar amanhã'

29 dez 2010 - 17h53
(atualizado às 22h17)
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou nesta quarta-feira a decisão que tomará sobre a concessão do status de refugiado ao italiano Cesare Battisti, que tem pedido de extradição feito por seu país de origem. Em Caucaia (CE), Lula disse que só iria pensar no assunto na quinta-feira.

Analistas políticos especulam que Lula concederá refúgio a Battisti, declarado culpado em 1993 pelo assassinato de quatro pessoas na década de 70, quando era um dos líderes da organização extremista Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). O italiano, de 55 anos, está preso em Brasília, desde janeiro de 2007.

Em entrevista coletiva concedida durante lançamento de uma refinaria, Lula foi perguntado se faria hoje um anúncio sobre Battisti. "Só vou pensar nisso amanhã. Se estou aqui, como é que vou fazer alguma coisa (com relação ao caso Battisti)? Estou no Ceará e vou para a Bahia. Vou chegar em casa às nove da noite. Quando tomar a decisão, vocês (jornalistas) vão saber", disse o presidente.

Lula havia afirmado anteriormente que sua decisão sobre Battisti seria anunciada antes do fim de seu mandato. "Só posso me pronunciar depois de conhecer os autos do processo", disse hoje ao comentar que levará em conta um relatório da Advocacia Geral da União (AGU).

EFE   
Compartilhar
Publicidade