PUBLICIDADE

Política

Eleito com 82,3%, Renato Casagrande toma posse no ES

1 jan 2011 - 10h58
(atualizado às 18h15)
Compartilhar
Alex Cavalcanti
Direto de Vitória

O novo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e o vice, Givaldo Vieira (PT), foram empossados às 10h25 deste sábado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado, em Vitória. A cerimônia, acompanhada pelas mulheres e os filhos dos dois, lotou o plenário da Casa, com a presença de parlamentares e autoridades convidadas.

Eleito governador do ES, Renato Casagrande (PSB) comemora na chegada ao TRE do Estado
Eleito governador do ES, Renato Casagrande (PSB) comemora na chegada ao TRE do Estado
Foto: Alex Cavalcanti / Especial para Terra

Casagrande prometeu, no discurso, diálogo com a oposição, transparência e responsabilidade na gestão. "Vocês podem ter certeza que vão ter um governador que vai trabalhar muito", afirmou. Segundo ele, na próxima segunda-feira já vai convocar a Assembleia para discutir propostas do Executivo.

Ao final, Casagrande segue para o Palácio Anchieta, para fazer a revista das tropas e receber a transmissão de faixa de governador de Paulo Hartung (PMDB).

Renato Casagrande (PSB) foi eleito governador do Espírito Santo, no primeiro turno, com 1.502.070 votos (82,3%), derrotando Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que teve 15,5%. A construção da chapa vencedora, com 16 partidos, e de seu rol de alianças, foi um dos principais episódios da corrida eleitoral no Espírito Santo.

Casagrande se elegeu com uma ampla aliança partidária no Espírito Santo, formada pelo PRB, PP, PDT, PT, PMDB, PTN, PSC, PR, PSDC, PHS, PTC, PSB, PV, PRP, PC do B e PTdoB. Além da ampla base, Renato Casagrande contou com o apoio do governador Paulo Hartung (PMDB), que deixa o cargo após dois mandatos com grande aprovação popular, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Depois de sinalizar inúmeras vezes que apoiaria a candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (PMDB) para o executivo estadual, Paulo Hartung surpreendeu ao lançar, simultaneamente, a candidatura de Casagrande ao governo e a de Ferraço ao Senado. A aliança, costurada nacionalmente entre o PT e PSB, garantiu ao socialista o apoio do principal cabo eleitoral do Estado.

Mesmo com maioria na Assembleia Legislativa, dos 30 parlamentares eleitos, 23 fazem parte de sua coligação, e com apoio do governo federal, Casagrande terá como desafios a manutenção da estabilidade econômica e o enfrentamento da violência, já que o Estado está no topo das estatísticas de homicídios no País.

Na política nacional, o maior desafio será enfrentar a sanção da emenda Ibsen, que redistribui os royalties do petróleo. Em Brasília, ele contará com o apoio dos senadores eleitos Ricardo Ferraço (PMDB) e Magno Malta (PR). Quem assume a cadeira que era ocupada por Casagrande no Senado é a suplente Ana Rita (PT). Na Câmara, nove dos 10 deputados eleitos são aliados do novo governador. O único eleito que não faz parte da coligação é o tucano Cesar Colnago.

Descendente de italianos e filho de agricultores, José Renato Casagrande, 50 anos, nasceu na cidade de Castelo, no sul do Estado e é formado em Direito e Engenharia Florestal. Filiado ao PSB desde 1987, o político foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e secretário de Estado. Ele deixou o mandato de senador, que terminaria em 2014, para assumir o Palácio Anchieta.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade