PUBLICIDADE

Polícia

Rio: após ocupação da Cruzeiro, Beltrame entrega presentes

29 dez 2010 - 15h19
(atualizado às 15h32)
Compartilhar
Gabriel Macieira
Direto do Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou na manhã desta quarta-feira, na Vila Cruzeiro, zona norte da cidade, a atividade batizada de Operação Papai Noel. Policiais das delegacias do Estado doaram cerca de 12,5 mil presentes para a comunidade. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e o do chefe da Polícia Civil, Allan Turcowsky, estiveram no local e ajudaram na entrega dos brinquedos.

Policiais civis do Rio entregaram presentes a crianças da Vila Cruzeiro
Policiais civis do Rio entregaram presentes a crianças da Vila Cruzeiro
Foto: Jadson Marques / Futura Press

"É simplesmente uma ação de Natal num local muito importante. Hoje a gente usa os equipamentos públicos, até da própria policia para entregar presentes, num local que antes era usado para apologia a drogas e armas. Hoje nós viemos com uma proposta de paz", disse Beltrame.

O evento realizado na quadra da Chatuba começou por volta das 10h e teve a exibição de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Serviço Aeropolicial (Saer), que chegaram ao local de helicóptero. Enquanto três agentes desceram do céu fazendo rapel e trazendo uma caixa vermelha, outro helicóptero fez chover pétalas de rosas sobre os moradores.

As crianças foram divididas em filas por idade e cada uma pode escolher um presente. A maioria dos garotos preferiu pegar bolas de futebol. Jonatas Ferreira, 5 anos, disse que seu sonho para o futuro é ser o jogador Adriano. "Com essa bola vou treinar muito para virar craque igual ao Adriano; meu sonho é jogar no Flamengo", disse o menino.

A aposentada Cristina Botelho, 51 anos, levou para a festa três dos seus seis filhos e disse que cada vez mais a imagem dos policiais está mudando. "As crianças sempre viram a polícia de uma forma negativa, mas agora isso mudou. Estou muito feliz pelos presentes que são ótimos. Agora o caveirão chega cheio de presente e traz alegria em vez de causar medo". disse.

Violência no Rio

O Complexo do Alemão está ocupado pelas forças de segurança desde o dia 28 de novembro. A tomada do local aconteceu praticamente sem resistência numa ação conjunta da Polícia Militar, Civil, Federal e Forças Armadas. A polícia investiga uma possível fuga de traficantes pela tubulação de esgoto do Alemão antes dos policiais subirem o morro. Na quinta, 25 de novembro, a polícia assumiu o comando da Vila Cruzeiro, na Penha. Ambos dominados, até então, pela facção criminosa Comando Vermelho. As ações foram uma resposta do Estado a uma série de ataques, que começou na tarde do dia 21 de novembro. Em uma semana, pelo menos 39 pessoas morreram e mais de 180 veículos foram incendiados por criminosos nas ruas do Rio de Janeiro.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade