PUBLICIDADE

Política

Alencar: "se Deus quer me levar, pode levar a qualquer hora"

29 dez 2010 - 12h57
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Simone Sartori
Direto de São Paulo

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT-SP), visitou na manhã desta quarta-feira o vice-presidente da República, José Alencar, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ao deixar o hospital, Marinho disse que Alencar está bem, "contando causos" e que falou sobre a morte. "Não preciso morrer por causa do câncer. Se Deus quer me levar, pode me levar a qualquer hora", disse Alencar, segundo o prefeito.

"Ele começou a contar causos de amigos da Lapa, os boêmios... Ele é muito divertido, uma pessoa fantástica. Não é à toa que é admirado pelo nosso povo", contou Marinho. A visita, que durou cerca de 15 minutos, foi acompanhada pelas filhas, um neto e a mulher de Alencar, Mariza Gomes da Silva.

Luiz Marinho contou que Alencar ainda fala em comparecer à posse de Dilma Rousseff no sábado, mas que ele deixará a decisão para os médicos. "É uma possibilidade, mas eu até disse a ele para não se preocupar com isso, que ninguém vai cobrar a presença ou ausência dele na posse. O trabalho está feito e há um reconhecimento do presidente Lula, do povo brasileiro, do trabalho que ele já fez", afirmou o prefeito.

A família de Alencar, segundo Marinho, comentou que o vice-presidente teve uma "grande recuperação" de ontem para hoje, após o procedimento o qual Alencar foi submetido. "Ele estava falante, feliz, sorrindo, em paz e transmitindo confiança. Muita gente no lugar dele, talvez, estaria entregando os pontos, ele está aí transmitindo energia", disse.

Luta contra o câncer

Alencar luta contra o câncer desde 1997, quando, após um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.

Ao todo, ele foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos. Em janeiro de 2009, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação. A última cirurgia ocorreu no dia 22 de dezembro, quando Alencar foi internado no Sírio-Libanês em caráter de urgência, com quadro de hemorragia digestiva grave.

Alencar luta contra um câncer há 13 anos
Alencar luta contra um câncer há 13 anos
Foto: Ricardo Stuckert/PR / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade