PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Veja o que abre e o que fecha em São Paulo no Natal

24 dez 2010 - 07h39
(atualizado às 07h45)
Compartilhar

Em São Paulo, a maior parte dos serviços e espaços culturais fica fechado neste sábado. Quem quiser almoçar ou jantar pode encontrar nos shoppings centers uma boa opção. As praças de alimentação ficarão abertas, mas a adesão é facultativa. Confira o que abre e o que fecha no Natal na capital paulista:

Abastecimento:
Todos os mercados vão funcionar nesta sexta-feira, 24, nos seguintes horários: Paulistano, das 6h às 18h; Central Leste e Vila Formosa, das 8h às 13h; Kinjo Yamato, das 8h às 15h; Lapa, das 8h às 16h; Ipiranga, Pirituba, São Miguel Paulista e Teotônio Vilela, das 8h às 17h; Penha, Pinheiros, Santo Amaro e Sapopemba, das 8h às 18h; Guaianases e Tucuruvi, das 8h às 19h. Os sacolões e as feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais.

No sábado, 25, todos os mercados permanecerão fechados, com exceção do Central Leste, que funcionará até às 15h. Apenas cinco sacolões funcionarão e estarão abertos até às 13h: COHAB Adventista, Cidade Tiradentes, Estrada do Sabão, Lapa e Freguesia do Ó.

Assistência social:
Vão funcionar nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, ininterruptamente: Abrigos/Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente e Centros de Acolhida (antigos albergues).

Permanecerão fechados nos três dias: Centro de Referência de Cidadão do Idoso, Loja Social, Restaurante-Escola, Centros para Criança e Adolescente, Centro de Referência e Assistência Social, Coordenadoria de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social.

Bancos:
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias da capital paulista e da região metropolitana funcionam das 9h às 11h na véspera de Natal. No interior de São Paulo, os bancos abrem um pouco mais cedo e trabalham das 8h às 10h.

Bibliotecas:
Todos os equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura não funcionarão nos dias 24, 25 e 26 (domingo).

Correios:
No dia 24 de dezembro, sexta-feira, a Agência Aeroporto Internacional de Guarulhos terá, excepcionalmente, expediente das 07h30 às 16h. A Agência Shopping Center Morumbi terá expediente das 10h às 18h. Demais agências abrem no horário habitual e fecham às 12h.

Não haverá expediente em nenhuma agência dias 25 e 26 de dezembro. O atendimento volta ao normal na segunda-feira, 27.

Educação:
Não haverá aulas e nem qualquer atividade nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) nos dias 24 e 25 e nem nas creches municipais. Dia 26 os CEUs abrem normalmente.

Energia:
Informações sobre falta de energia, casos de fio partido, poste abalroado ou problemas na rede de distribuição funcionando 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos feriados na Central de Atendimento de Emergência, nº 0800 72 72 196.

Metrô e Trens:
Sexta-feira, 24, o Metrô e a CPTM funcionam normalmente. No próximo sábado, 25, o Metrô e a CPTM vão operar com intervalos programados para feriados e domingos, quando há redução na demanda de usuários. Os dois sistemas manterão trens de prontidão para aumentar a oferta de viagens, caso seja registrado aumento na demanda.

Ônibus:
A SPTrans implanta nesta semana uma operação especial no transporte público municipal para as festividades de Natal e Ano Novo. Na sexta-feira, 24 de dezembro, a frota de ônibus será de 100%, com antecipação do horário de pico da tarde para as 15h. Já nos dias 25, a frota será de 50%.

Além disso, nos dias 25, 26 de dezembro, os usuários poderão utilizar o Bilhete Único Amigão, com direito a quatro viagens de ônibus municipais em um período de oito horas, pagando apenas uma tarifa (a medida é válida para o Bilhete Único Comum, que tenha recebido em sua última recarga o valor correspondente a quatro tarifas, ou R$ 10,80).

Os postos de atendimento localizados nos terminais funcionarão normalmente nos dias 24 e 25 de dezembro nos 28 terminais da SPTrans. Demais lojas e postos fecharão nesses dias.

Parques:
Todos os parques municipais abrirão ao público nos dias 24, 25 e 26. No Parque Ibirapuera, o acesso será pelo portão 10, das 5h à 0h. Pelos demais portões, das 5h às 18h, no dia 24, e das 5h às 20h, no dia 25. A Administração do parque funcionará das 8h às 13h, no dia 24. O Parque das Bicicletas também abrirá todos os dias.

Procon:
A Fundação Procon-SP informa na sexta-feira, 24, os postos de atendimento pessoal (dentro do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera)funcionam das 7h às 12h. O atendimento telefônico (através do 151) e eletrônico funciona das 8h às 12h no dia 24. No sábado, 25, não haverá expediente.

Saúde:
Nos dias 24 e 25 de dezembro os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) funcionarão o dia todo, ininterruptamente. As AMAs abrem de segunda a sábado, inclusive no dia 25 de dezembro, das 7h às 19h. As AMAs que funcionam 24 horas abrem todos os dias sem interrupções.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades permanecem fechadas nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, voltando a funcionar na segunda-feira, dia 27.

Shoppings:
A maioria das praças de alimentação e das áreas de lazer dos shoppings de São Paulo funciona das 10h às 18h no dia 24. Alguns estabelecimentos podem abrir um pouco mais cedo, às 9h. No dia 25, a abertura é facultativa das 14h às 20h.

Subprefeituras:
Por conta do feriado e do ponto facultativo, as praças de atendimento das Subprefeituras não funcionarão no dia 24. O atendimento voltará ao horário normal, das 8h às 18h na segunda-feira, 27.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade