PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Justiça: greve em aeroportos está proibida até 10 de janeiro

23 dez 2010 - 15h13
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Brasília

A Justiça Federal proibiu qualquer paralisação nos aeroportos do País até o próximo dia 10 de janeiro. O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4.ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, acatou o pedido feito quarta-feira pelo Ministério Público Federal e estabeleceu multa de R$ 3 milhões em caso de descumprimento da decisão.

Mesmo sem a paralisação, os aeroportos continuam registrando atrasos
Mesmo sem a paralisação, os aeroportos continuam registrando atrasos
Foto: Eduardo Enomoto / Futura Press

Em sua decisão, o juiz afirma que a realização de uma greve "às vésperas das festividades de final de ano e posse do Presidente da República, Governadores de Estados e Membros dos Poderes Legislativos Federal e Estaduais afigura-se oportunista e abusiva".

Ele diz ainda que não apenas a população brasileira sofreria prejuízos irreparáveis, mas também o nome do País no cenário internacional "ainda mais quando nos preparamos para a realização de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos".

Segundo o Ministério Público Federal, o pedido foi apresentado para proteger o direito dos cidadãos. "O Ministério Público Federal não está questionando o direito dos profissionais de transporte aéreo de reivindicar melhores condições de trabalho. Mas, por outro lado, não é possível admitir que o direito de milhares de brasileiros - e não só passageiros - seja utilizado como moeda de troca nessas reivindicações", afirmou o procurador da República Bruno Calabrich.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade