PUBLICIDADE

Lula pede oração para Alencar em evento de Natal em SP

23 dez 2010 - 14h11
(atualizado às 20h08)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu na tarde desta quinta-feira uma oração, o Pai Nosso, para o vice-presidente da República, José Alencar. Lula puxou a oração diante do Padre Julio Lancellotti e de uma platéia de catadores de resíduos sólidos em um evento na zona leste de São Paulo. "Fomos visitar o companheiro José Alencar que passou mal". Como aqui ninguém é médico vamos rezar um Pai Nosso". Lula e Dilma visitaram o vice no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está internado desde quarta-feira.

De acordo com o presidente, Alencar quer estar na posse da presidente Dilma "de qualquer jeito". "Alencar disse que vai nem que seja em uma cadeira de rodas", disse Lula. O natal com os catadores é uma tradição que Lula mantém desde que assumiu a presidência em 2003. Todos os anos desde então, no dia 23, o presidente petista se reúne com o Movimento Nacional dos Catadores de Lixo, entre outras entidades.

O presidente Lula ainda criticou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, por supostamente não ter cumprido com um compromisso de assinar convênio com catadores de lixo da região da Granja Julieta. "Eu queria aqui no microfone cobrar um compromisso do prefeito Kassab: por favor, trate bem os catadores da Granja Julieta", disse o presidente.

Ainda durante a cerimônia, o presidente e a eleita Dilma deram dois caminhões ao movimento dos catadores de lixo. Em seu discurso, Dilma prometeu visitar lixões em diversas cidades e manter as políticas públicas de financiamento aos catadores de resíduos sólidos.

Posição de Kassab

Procurada, a prefeitura de São Paulo afirmou que a cidade divide com o presidente Lula a preocupação quanto às condições de trabalho dos catadores de papel e compreende a relevância do setor para a capital, tanto no aspecto econômico quanto no social e no ambiental.

A prefeitura ainda afirmou que, entre os anos de 2003 e 2009, o Programa de Coleta Seletiva de São Paulo registrou um crescimento na quantidade coletada de 800%, passando de 5.300 toneladas para cerca de 38 mil toneladas. E que, neste ano, até o mês de novembro, já foram recolhidas 36 mil toneladas.

A assessoria de imprensa disse que a triagem de todo o material coletado é feita pelas cooperativas de catadores e que todos os esforços estão sendo concentrados para ampliar as áreas de atendimento (três cooperativas foram conveniadas nesta gestão e mais três estão em vias de assinatura de convênio). Além disso, segundo a prefeitura, um novo galpão está sendo construído na região Oeste da cidade.

Por fim, a prefeitura informou que os grupos cadastrados no Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) devem apresentar a documentação exigida por lei para firmar convênio com a administração municipal, e que também trabalha em busca de áreas adequadas para a instalação de novas centrais de triagem e centros de capacitação (há uma previsão em 2012 da implantação de nove centrais de triagem e dois centros de capacitação).

Lula participa de evento com catadores na zona leste
Lula participa de evento com catadores na zona leste
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade