PUBLICIDADE

BA: passageiros enfrentam filas e dormem no chão em aeroporto

22 dez 2010 - 19h56
(atualizado às 19h58)
Compartilhar

Às vésperas do feriado de Natal, o movimento de embarque no Aeroporto Internacional de Salvador era intenso às 20h de quarta-feira. Os passageiros aguardavam em longas filas, inclusive dormindo no chão nos corredores de acesso à sala de embarque. Até as 19h de hoje, quase 40% dos 118 voos previstos sofreram atrasos no terminal da capital baiana. Outros quatro foram cancelados.

A causa dos transtornos é a possibilidade de greve nacional dos aeroviários e aeronautas, anunciada para a próxima quinta-feira, a partir das 6h. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeroviários, a entidade está pronta para a paralisação. O objetivo é impedir que as companhias aéreas desarticulem o movimento grevista.

Ameaça de paralisação

Uma reunião de mais de três horas entre representantes de sindicatos de trabalhadores dos aeroportos e das empresas de aviação terminou sem acordo na última terça-feira. Com isso, a ameaça de paralisação dos funcionários a partir de amanhã está mantida.

"As empresas aéreas receberam nossa pauta em setembro e só vieram avaliar agora. Por isso, já convocamos o trabalhador aeroviário a, no dia 23, parar com suas atividades e contribuir com seu destino", disse Marcelo Schmidt, do Sindicato Nacional dos Aeroviários.

Segundo ele, a greve deverá ocorrer ao longo de todo o dia 23, mas é possível que seja realizada em intervalos determinados, atrasando os voos, mas não os interrompendo. "Os passageiros precisam ter paciência, porque os trabalhadores estão no limite e isso compromete a segurança. Os passageiros chegarão ao seu destino, mas não chegarão no seu horário".

Os aeroviários querem aumento de 13%, mais alta de 30% no piso salarial. Os aeronautas cobram aumento de 15% e consideram a nova proposta dos empregadores fora de cogitação.

Fonte: Agência A Tarde
Compartilhar
TAGS
Publicidade