PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Polícia

Com festa, Complexo do Alemão inaugura árvore de Natal

20 dez 2010 - 02h38
(atualizado às 10h18)
Compartilhar

Num ambiente de festa, dominado pela emoção, foi inaugurada na noite de domingo a árvore de Natal do Complexo do Alemão. Instalada na parte mais alta do Morro do Adeus, em frente à estação do teleférico, ela foi construída em apenas cinco dias. Com 20 m de altura, é enfeitada com 48 mil lâmpadas LEDs, que são bem mais eficientes e econômicas.

A festa, que teve cinco minutos de foguetório, contou com a presença de cerca de 5 mil moradores, segundo a Polícia Militar, e teve show do bloco do AfroReggae. Líder do grupo, José Júnior lembrou que a ideia da árvore existia desde a ocupação das comunidades.

Segundo Guilherme Nycholas, gerente-geral da agência no Alemão do Banco Santander, patrocinador da árvore, a intenção era fazer algo sustentável, e a promessa é que, mesmo aceso, o símbolo do Natal consuma menos que um banho de chuveiro elétrico por dia. "A árvore ficará ligada até o dia 6 de janeiro (Dia de Reis). Mas a festa não vai parar. Na próxima quarta-feira, vamos distribuir outros milhares de presentes para as crianças do Alemão", prometeu.

Instalada num ponto estratégico, a árvore pode ser vista de até 10 km de distância, notada, inclusive, por quem passa pela Linha Amarela. Até 6 de janeiro, o objetivo dos organizadores é transformar a parte mais alta do Adeus em área de lazer para crianças. "Há a possibilidade de ligarmos a árvore novamente em 2011", disse Nycholas.

Moradora do lugar desde o nascimento, Bianca Silva, 21 anos, não conteve a emoção ao lembrar de Natais passados. "É tudo muito diferente do que nós já vimos. Nunca tivemos nada disso. Vou trazer meu filho todos os dias para brincar aqui", comemorou.

"O Alemão tem essa força de renascer das cinzas, como a Fênix (ave da mitologia grega). Espero que as políticas privadas continuem levando o social adiante", pediu o coordenador de parcerias governamentais do AfroReggae, Reginaldo Lima.

Após anos, presentes não são dados por traficantes

Crianças e adultos dividiram a mesma alegria na festa de inauguração da árvore de Natal do Complexo do Alemão e na distribuição de mil presentes. Entre os pais, uma sensação de alívio: pela primeira vez após muitos anos, os brinquedos entregues não vieram das mãos do tráfico.

Por isso, Frida Ferreira, 34, fez questão de ser a primeira da fila. Em seu colo, a filha única, Júlia, de apenas 1 ano e 4 meses, sorria e queria brincar logo com a nova boneca. "É emocionante ver que crianças de outras favelas podem entrar aqui e chegar ao topo do morro¿, disse Frida.

Depois de receber os presentes entregues aos dois filhos, Reginaldo Farias, 43, lembrava do passado que classificou como 'pesado'.

"É uma diferença enorme em relação ao ano passado. Espero que (o poder público) não nos abandone outra vez. Presente vindo de bandido era algo feio e pesado. É melhor viver na paz".

Também moradora do Adeus, Andréa Santos, 29 anos, levou a filha Ana Júlia, de 4 anos, na festa. "Agora, sim, os olhos estão voltados para cá", resumiu.

Últimos ajustes para receber o presidente Lula

A Secretaria Estadual de Obras fará hoje os últimos ajustes antes da viagem inaugural do teleférico do Complexo do Alemão, prevista para amanhã, que contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Os testes deste domingo começam às 9h, com a presença do secretário estadual de Obras, Hudson Braga, e do presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno. Sete gôndolas de transporte vão circular entre as estações de Bonsucesso e Baiana.

De acordo com técnicos, esse é o teste mais importante da etapa eletromecânica do sistema, que está em fase final para ser entregue ao público em março de 2011.

Todas as sete estações vão contar com equipamentos sociais. Na estação Morro do Adeus, por exemplo, onde, anteriormente, só havia acesso por intermédio de escadarias, haverá uma sala de leitura e uma agência do Banco do Brasil. Já a estação Morro do Alemão ganhará um centro de referência da juventude. A estação Itararé, que promove a integração com o conjunto habitacional da Poesi e o Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, inaugurados recentemente, vai ganhar um centro de serviços à comunidade.

O percurso do teleférico terá 3,5 km de extensão e será feito em aproximadamente 15 minutos. Ao todo, o sistema terá 152 gôndolas, com capacidade para transportar três mil passageiros por hora. Cada uma poderá conduzir 10 pessoas, sendo oito sentadas e duas em pé.

Instalada num ponto estratégico, a árvore pode ser vista de até 10 km de distância
Instalada num ponto estratégico, a árvore pode ser vista de até 10 km de distância
Foto: Uanderson Fernandes / ONNE
Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade