PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Polícia

Beltrame diz que Alemão não está pronto para receber UPP

17 dez 2010 - 12h11
Compartilhar

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou nesta sexta-feira que o Conjunto de Favelas do Alemão ainda não está preparado para receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). As declarações foram dadas durante a inauguração de uma praça e entrega de galadeiras a moradores do Morro da Babilônia, comunidade já pacificada.

Para Beltrame, no momento as forças de segurança cumprem uma etapa de vasculhamento e controle do território. Os próximos passos são a entrega da área para o Exército e fazer a manutenção dos três batalhões de campanha, responsáveis pela busca por armas, drogas e bandidos que ainda estejam na comunidade.

Sobre a pacificação da Favela da Rocinha, em São Conrado, o secretário mais uma vez não quis adiantar uma data para a entrada das forças de segurança pública para a retirada dos traficantes. "Tudo está previsto, mas essas coisas não podem ser ditas assim, já que mexem muito com o imaginário e a esperança da população. Posso garantir que isso vai acontecer", disse Beltrame.

Violência no Rio

O Complexo do Alemão está ocupado pelas forças de segurança desde o dia 28 de novembro. A tomada do local aconteceu praticamente sem resistência numa ação conjunta da Polícia Militar, Civil, Federal e Forças Armadas. A polícia investiga uma possível fuga de traficantes pela tubulação de esgoto do Alemão antes dos policiais subirem o morro. Na quinta, 25 de novembro, a polícia assumiu o comando da Vila Cruzeiro, na Penha. Ambos dominados, até então, pela facção criminosa Comando Vermelho. As ações foram uma resposta do Estado a uma série de ataques, que começou na tarde do dia 21 de novembro. Em uma semana, pelo menos 39 pessoas morreram e mais de 180 veículos foram incendiados por criminosos nas ruas do Rio de Janeiro.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade