PUBLICIDADE

Ventos de até 72 km/h derrubam postes e árvores no RS

12 dez 2010 - 18h15
Compartilhar

Rajadas de vento que chegaram a até 72 km/h, segundo a agência meteorológica Climatempo, derrubaram ao menos dois postes e mais de 20 árvores em Uruguaiana (RS), na fronteira oeste do Estado, na tarde deste domingo. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros da cidade, as quedas afetaram a rede elétrica, mas não causaram outros danos. A concessionária AES Sul informou que houve interrupção no fornecimento de luz em alguns pontos da cidade, mas o serviço já foi restabelecido.

Conforme a Climatempo, áreas de instabilidade que se formaram entre o nordeste da Argentina e o Paraguai avançaram e provocaram muita chuva no Sul do País no sábado. A chegada de uma frente fria reforçou essas áreas de instabilidade e a chuva foi intensa também hoje em toda a faixa oeste do Rio Grande do Sul.

Em São Borja (RS), foram acumulados 250,2 mm, segundo os dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) entre as 15h de sábado e as 15h de domingo. Segundo dados da Defesa Civil, foram acumulados em 24 horas quase 90 mm de chuva nos municípios de Pinheirinho do Vale e Santana do Livramento . Choveu mais do que 90 mm neste mesmo período nos municípios de Lageado do Bugre, Coqueiros do Sul, Erval Grande, Giruá, Santo Augusto, São Valério do Sul, Pinhal e Novo Tirandentes. De acordo com as estações automáticas do Inmet, choveu mais de 100 mm em 24 horas nos municípios de Santa Rosa, Santo Augusto, Palmeira das Missões e São Luiz Gonzaga.

Os meteorologistas alertam para temporais neste domingo no centro-sul do País, devido a um sistema de baixa pressão e o choque entre uma frente fria com o ar quente e úmido. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul de Minas, o Triângulo Mineiro e todo o Centro-Oeste há risco de chuva e ventos fortes, com possibilidade de granizo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade