PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

RJ: árvore de Natal é inaugurada na lagoa Rodrigo de Freitas

4 dez 2010 - 21h04
(atualizado em 5/12/2010 às 00h50)
Compartilhar
Isaac Santos
Direto do Rio de Janeiro

Evento já tradicional no Rio de Janeiro, a inauguração da árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, neste sábado à noite, reuniu milhares de pessoas que acompanharam o show pirotécnico. Cariocas de diversos bairros da cidade e da região metropolitana, além de muitos turistas, assistiram também aos shows de Simone, Ivan Lins e Milton Nascimento.

A festa é considerada a terceira mais importante no Rio de Janeiro, atrás apenas do carnaval e Réveillon. Este ano o evento completa 15 anos de existência e foi batizado de Uma História de Reencontros. A tão esperada iluminação da árvore de natal relembra momentos marcantes de temas explorados anteriormente, como Rendas (2000), Anjos e Estrelas (2003), Sinos e Pombas (2004), Velas e Trigos (2005) e Anjos e Notas Musicais (2008).

De acordo com a organização do evento, a árvore mede 85 m, pesa542 t e é considerada pelo Guiness Book como a maior árvore de natal flutuante do mundo.

Pela primeira vez, o espetáculo pirotécnico teve o acompanhamento de trilha sonora especial. Os fogos de artifício foram lançados da própria estrutura da árvore de natal e de 20 balsas posicionados na lagoa. As sacadas dos apartamentos de diversos prédios do bairro da Lagoa, de classe média alta, na zona sul do Rio, ficaram iluminadas.

Muitas famílias receberam parentes e convidados para acompanhar a queima de fogos. "É a primeira vez que vejo a árvore da Lagoa e está sendo emocionante. É um espetáculo", disse a atleta gaúcha Daniele Lima.

A mudança na cenografia chamou a atenção da doméstica Josefa Nascimento, que mora em Ipanema. "Percebi que mudaram muitos detalhes em relação ao ano passado. Sempre venho assistir à inauguração porque eles preparam novidades", afirmou.

A apresentação da festa ficou por conta do ator Edson Celulari. A bailarina Ana Botafogo e o dançarino Carlinhos de Jesus voltaram a participar do evento, depois de se apresentarem em 2006. Ajudaram a abrilhantar a noite os alunos do Coral da Fundação Bradesco do Rio de Janeiro e São Paulo. O espetáculo também contou com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e os cantores líricos Carol McDvit e Pedro Gattuso, além da cantora juvenil Malu Rodrigues.

Segundo os organizadores do evento, um carrilhão eletrônico importado da Itália (semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano), instalado no interior da árvore, reproduzirá todos os dias composições natalinas.

A partir deste domingo, a árvore acenderá todos os dias à noite até parte da madrugada. No dia 6 de dezembro ela será levada para o centro da Lagoa Rodrigo de Freitas, ficando por lá até 26 de dezembro. A árvore passará ainda pelo Parque dos Patins, onde será acesa pela última vez em 6 de janeiro, Dia de Reis.

A cenografia atual da árvore de Natal da lagoa Rodrigo de Freitas apresenta 18 fases de luzes e cores produzidas por meio de 105 km de mangueiras luminosas, 3,3 milhões de microlâmpadas e de 2.100 estrobos, que produzem o efeito de estrelas brilhando.

Flanelinhas detidos

A operação Choque de Ordem, realizada pela Secretaria Especial da Ordem Pública durante a inauguração da árvore, prendeu 5 flanelinhas que atuavam na região. Eles foram detidos e levados para a 14ª Delegacia de Polícia (Leblon).

Durante a fiscalização, oito veículos foram rebocados e 16, multados por estacionamento irregular. Agentes de Controle Urbano da Seop apreenderam, com ambulantes não autorizados, duas carroças, 24 latas de refrigerante e 24 garrafas de água.

Show pirotécnico na inauguração da árvore de Natal da lagoa Rodrigo de Freitas durou 7 minutos
Show pirotécnico na inauguração da árvore de Natal da lagoa Rodrigo de Freitas durou 7 minutos
Foto: Ide Gomes / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade