PUBLICIDADE

Política

Lula diz que os brasileiros que vivem no exterior podem voltar

3 dez 2010 - 13h26
(atualizado às 13h27)
Compartilhar
Luís Bulcão Pinheiro
Direto do Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil está se esforçando para dar apoio aos brasileiros que estão fora do País. Durante o Congresso Brasileiros no Mundo, no Palácio Itamaraty, Rio de Janeiro, Lula disse que o ritmo do crescimento econômico do País vai propiciar o retorno daqueles que viajaram a procura de trabalho.

"Sonho, que não está longe, com o dia em que só estará no exterior o brasileiro quem quiser. Não estará mais fora fugindo daquele tempo tenebroso em que passamos 20 anos sem gerar emprego neste país".

Lula afirmou que trabalhou com os diplomatas para que defendessem os cidadãos do Brasil. De acordo com ele, muitos eram tratados como marginais no exterior, inclusive pela própria diplomacia brasileira. "Marginal não. O governo do outro país pode dizer que é marginal. Você não. Você tem que pegar esse brasileiro e trazer de volta de casa", afirmou o presidente ao relatar um diálogo que teria tido com um diplomata brasileiro.

Lula também alfinetou a França ao criticar "outros países que decidiram expulsar ciganos". "A gente não vai resolver o problema da incapacidade dos governantes colocando a culpa nos imigrantes como fazem os países lá fora", afirmou o presidente.

Herança maldita

Em tom de despedida, Lula se demonstrou satisfeito com o resultado alcançado em seu governo. "Jamais imaginei dizer isso ao final do meu mandato. Todas as vezes que concorri às eleições no País, o país estava quebrado. Havia gente que dizia que o Brasil não tinha jeito", afirmou.

Segundo Lula, a presidente eleita Dilma Rousseff não terá menos problemas do que ele teve ao assumir o cargo. "Ela não vai receber uma herança maldita como a que recebi. A Dilma vai receber o país que ela mesma ajudou a construir", disse.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade