PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Polícia

PM prende 123 pessoas desde início de ataques no Rio

29 nov 2010 - 16h03
(atualizado às 22h44)
Compartilhar

A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro divulgou na noite desta segunda-feira novo balanço das operações iniciadas no dia 21 de novembro, quando teve início a onda de ataques violentos no Estado. Segundo a PM, 123 pessoas foram presas e 130, detidas. Os confrontos já deixaram 39 mortos. Os números podem ser ainda maiores, já que o balanço leva em conta apenas as ações realizadas até ontem e não contém informações das operações encabeçadas pela Polícia Civil e pelas Forças Armadas.

De acordo com o balanço da PM, 205 armas foram apreendidas entre a última segunda-feira e o domingo. Além disso, também foram apreendidos 12 coquetéis molotov, oito artefatos explosivos, 125 granadas ou bombas caseiras, 14 l de gasolina, 5 l de álcool, 12 garrafas com material inflamável, sete galões de gasolina, seis dinamites e seis espoletas. A PM contabiliza cinco suspeitos feridos e quatro policiais baleados. Ao todo, 102 veículos foram incendiados.

Ontem, 30 pessoas foram presas pela Polícia Militar, que contabiliza um morto nas ações. Foram apreendidas mais de 21 t de maconha, mais de 12 kg de cocaína, 60 armas e 26 granadas.

Araras apreendidas

Durante operação hoje, policiais do Batalhão Florestal apreenderam duas araras, dois tucanos, um mico e dois pássaros silvestres. Os animais estavam no Areal, localidade dentro do Complexo do Alemão. Segundo a polícia, os animais eram do traficante Duda, que está foragido. As informações são do Jornal Nacional.

Violência

Os ataques tiveram início na tarde de domingo, dia 21, quando seis homens armados com fuzis incendiaram três veículos por volta das 13h na Linha Vermelha. Enquanto fugia, o grupo atacou um carro oficial do Comando da Aeronáutica (Comaer). Na terça-feira, todo efetivo policial do Rio foi colocado nas ruas para combater os ataques e foi pedido o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fiscalizar as estradas. Ao longo da semana, Marinha, Exército e Polícia Federal se juntaram às forças de segurança no combate à onda de violência que resultou em mais de 180 veículos incendiados.

Na quinta-feira, 200 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) tomaram a vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Alguns traficantes fugiram para o Complexo do Alemão, que foi cercado no sábado. Na manhã de domingo, as forças efetuaram a ocupação do Complexo do Alemão, praticamente sem resistência dos criminosos, segundo a Polícia Militar. Entre os presos, Zeu, um dos líderes do tráfico, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes em 2002.

Desde o início dos ataques, pelo menos 39 pessoas morreram em confrontos no Rio de Janeiro, mais de 120 foram presas e 181 veículos foram incendiados.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade