PUBLICIDADE

Política

Alencar se recupera bem de cirurgia e pode deixar UTI na terça

28 nov 2010 - 13h45
(atualizado às 21h31)
Compartilhar

O vice-presidente da República, José Alencar, se recupera bem da cirurgia a que foi submetido neste sábado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo a equipe médica, se apresentar boa evolução pode sair da UTI Cardiológica para uma semi-intensiva na próxima terça-feira.

Em entrevista coletiva, o gastroenterologista e cirurgião Raul Cutait, disse que na cirurgia foi retirado totalmente o principal tumor que vinha causando a obstrução no intestino delgado e o sangramento, além de outros nódulos menores, mas que ainda ficaram resíduos da doença.

Raul Cutait afirmou que a intervenção teve o objetivo de desobstruir a via intestinal. "Existem pequenos nódulos em outros locais do abdome cuja retirada implicaria estender demasiadamente a cirurgia. E o objetivo desse procedimento era resolver os problemas agudos, ou seja, a obstrução e o sangramento", disse.

O cardiologista confirmou que no final da cirurgia Alencar sofreu uma queda de pressão e que isso causou preocupação por se tratar de paciente que inspira cuidados. Ele informou que há uma previsão de se retomar o tratamento quimioterápico dentro de sete a dez dias, período em que ele acredita que o vice já estará se alimentando normalmente.

O cirurgião Raul Cutait informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou ontem para saber como foi a cirurgia. Lula, segundo ainda o cirurgião, solicitou a ele que o mantivesse informado sobre a evolução do quadro de saúde do vice-presidente.

Essa foi a décima sexta vez que ele passou por uma intervenção para corrigir sequelas do câncer abdominal, doença que enfrenta há dez anos, e a segunda para corrigir uma obstrução no intestino causada pelo câncer.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade