PUBLICIDADE

vc repórter: greve de ônibus afeta 50% da frota na Grande Vitória

25 nov 2010 - 15h12
(atualizado às 15h14)
Compartilhar

Os moradores que dependem do transporte público na Grande Vitória enfrentam problemas desde esta quarta-feira (24), já que motoristas e cobradores de ônibus entraram em greve e apenas metade frota está circulando. Na última segunda-feira, a Justiça determinou que 50% dos veículos estivessem nas ruas, sob pena de multa diária de R$ 20 mil.

"Muitos motoristas estão fazendo uma 'operação tartaruga', dirigindo em velocidade bem baixa. Os pontos estão lotados. Há muita demora e muita espera", conta o capixaba Felipe de Lima Neves. Morador de Cariacica, ele levou o dobro do tempo que costuma para chegar ao trabalho, na capital. "Demorei três horas para percorrer um percurso que faço, no máximo, em uma hora e meia", afirma.

Segundo Felipe, os ônibus não estão cumprindo horários e muitos deles carregam a faixa com os dizeres 'Estamos em Greve' no vidro frontal.

A previsão é que a paralisação permaneça até o dia 3 de dezembro, data em que ocorrerá o julgamento do dissídio coletivo na Justiça do Trabalho (TRT). Em uma audiência ocorrida na manhã de quarta, não houve acordo entre o Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários), o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes).

De acordo com o TRT, o Setpes protocolizou petição requerendo que seja determinada a sustação do movimento. Por volta das 15h desta quinta-feira, o requerimento estava sendo analisado pelo desembargador Jailson Andrade.

Os motoristas pedem aumento salarial de 30%, reajuste de R$ 4 no vale refeição e plano de saúde integral. Já os fiscais pleiteiam que o salário seja igualado aos dos motoristas e, os cobradores, querem reajuste de 70%. O GVBus e o Setpes propõem um reajuste de 5,39%, valor recusado pela categoria.

O internauta Felipe de Lima Neves, de Cariacica (ES), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade