PUBLICIDADE

Política

Dilma convida Tombini e Belchior para equipe econômica

23 nov 2010 - 21h18
(atualizado em 24/11/2010 às 16h39)
Compartilhar

A presidente eleita, Dilma Rousseff, convidou nesta terça-feira Alexandre Tombini para assumir a presidência do Banco Central e Miriam Belchior para ser ministra do Planejamento.

Tombini é o atual diretor de Normas e Sistema Financeiro do Banco. Sua linha de pensamento é bem próxima à do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, diferentemente do atual presidente, Henrique Meirelles.

A informação de que Mantega teria mais espaço no governo de Dilma sugeriu a aliados que o BC ficaria subordinado à Fazenda, enquanto, no governo de Lula, o presidente Henrique Meirelles conseguiu status de ministro. Mantega é conhecido por impor uma política fiscal menos rigorosa. A informação fez com que Meirelles anunciasse uma série de exigências para ficar no cargo, o que desagradou Dilma.

Miriam Belchior, que deve assumir o Ministério do Planejamento, foi coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e havia sido cotada para assumir a Casa Civil, após o escândalo que derrubou a ex-ministra Erenice Guerra. A nomeação de Belchior seria um exemplo do objetivo de Dilma de aumentar o número de mulheres em seu governo.

O atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo não deve sair do governo. Ele é muito amigo de Dilma e deve assumir algum cargo estratégico. Especula-se que ele possa assumir a Casa Civil.

Segundo a assessoria de imprensa da presidente eleita, ela deve fazer o anúncio até a próxima quinta. Apesar disso, Dilma afirmou que fecha ainda nesta terça os nomes que assumirão os ministérios do Planejamento e da Fazenda e a presidência do Banco Central, segundo o governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). "Eu acho que ela já fechou a escolha dos nomes. Ela disse que está ultimando isso hoje", afirmou Campos, que se reuniu com a presidente.

Antes de fazer o anúncio oficial dos escolhidos, Dilma vai conversar com o atual presidente do BC, evento previsto para a noite desta terça. A presidente eleita quer anunciar a equipe econômica antes de viajar para Georgetown, capital da Guiana, onde participará de um jantar em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, oferecido pela União das Nações Sulamericanas (Unasul).

Segundo Campos, na próxima semana, Dilma deve começar as conversas com os partidos aliados para a composição do restante da equipe. "Queremos ajudá-la a compor a melhor equipe para fazer a melhor gestão", afirmou.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade