PUBLICIDADE

Rio: comemoração do dia da Consciência Negra ocorre na Praça XI

20 nov 2010 - 13h44
Compartilhar

As comemorações pelo Dia da Consciência Negra acontecem desde o início da manhã deste sábado na Praça XI, no centro do Rio de Janeiro. A primeira atividade foi a lavagem espiritual do busto de Zumbi dos Palmares. Apesar de recém-restaurado, ele amanheceu pichado na última quinta, mas a prefeitura já removeu o ato de vandalismo.

Dia da Consciência Negra é comemorado no monumento a Zumbi dos Palmares, no centro do Rio
Dia da Consciência Negra é comemorado no monumento a Zumbi dos Palmares, no centro do Rio
Foto: Luiz Gomes / Futura Press

A lavagem espiritual foi seguida de exibições de grupos de capoeira oriundos de diversas partes da cidade, que lembraram um ano de assinatura do decreto que considera a dança como patrimônio cultural brasileiro.

"Quantas vezes foi preciso a gente se esconder debaixo dos viadutos para praticar nossa capoeira? Muitas. Felizmente, hoje é reconhecida como parte da cultura do nosso povo e como uma atividade educativa capaz de tirar crianças e jovens da marginalidade", declarou Mestre Touro, do Grupo Cultural de Capoeira Corda Bamba, da Penha.

O ministro Eloi Ferreira Araújo, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, esteve presente no evento e ressaltou a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial.

"No dia 13 de maio de 1888, mais de um milhão de escravos foram libertos, mas isso não foi suficiente. Por isso, não paramos e recentemente foi sancionado pelo presidente Lula o Estatuto da Igualdade Racial, lei esta que fará com que nos permitirá reparar tantos anos de preconceito e de falta de políticas públicas", disse ele.

A festa conta ainda com a participação de blocos de cultura africana. Até às 15h, ainda haverá a apresentação da Companhia de Teatro Nossa Sem Hora e shows do grupo Senzala, da Vila Isabel e da Unidos da Tijuca.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade