PUBLICIDADE

SP: pediatra é internado com suspeita de mal da vaca louca

18 nov 2010 - 17h24
Compartilhar
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

Um pediatra está internado no Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas, interior de São Paulo, com suspeita de mal da vaca louca. O paciente, que tem em torno de 50 anos, viajou recentemente por países da Europa, onde pode ter contraído a doença. A Secretaria de Saúde da cidade investiga o caso, e todos os procedimentos de isolamento, desinfecção e exames clínicos estão sendo adotados, informam as assessorias da Secretaria e do hospital.

A Vigilância em Saúde foi notificada e irá acompanhar o tratamento do paciente, que está internado desde a semana passada. Desde 2007, esta é a oitava notificação da doença em Campinas, e em nenhum desses casos houve confirmação. Em nota, o hospital informou que o paciente apresenta sintomas que também podem ser de meningite ou de um doença neurológica priônica. O resultado conclusivo dos exames laboratoriais deve sair em 30 dias.

A doença de Creutzfeldt-Jakob, popularizada como o mal da vaca louca, afeta a musculatura, levando o paciente à demência e, depois, à morte. Ela é transmitida pela ingestão de carne animal contaminada, e não há riscos de transmissão de pessoa para pessoa.

Em todo o mundo, já foram diagnosticados 190 mil casos, a maioria na União Europeia. De acordo com a Secretaria de Saúde de Campinas, a doença não impacta a rede pública de saúde brasileira, já que não há transmissão da doença no País.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade