PUBLICIDADE

Salvador é a capital com maior risco de epidemia de dengue

12 nov 2010 - 11h59
(atualizado às 12h17)
Compartilhar

Salvador lidera a lista de 11 capitais brasileiras em alerta pelo risco de uma nova epidemia de dengue neste verão. Nos imóveis visitados, em oito bairros da capital baiana, o índice de infestação apresentado foi de 3,5%.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), que faz a medição e permite identificar os focos de concentração do mosquito em cada município, acima de 3,9% o risco de epidemia já é considerado alto.

Além de Salvador, outras 15 cidades, a maioria nas regiões Norte e Nordeste, apresentam um alto risco de ter um surto da doença. Entre elas, Ilhéus, no sul da Bahia, e Simões Filho (região metropolitana de Salvador), que integram a lista, ocupando a 7ª e 9ª posição, com índices de 6,3% e 5,3%, respectivamente.

Para Eliaci Costa, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, as chuvas de 2010 e o deslocamento de agentes de saúde para o trabalho de prevenção a outras doenças, como leptospirose e raiva, podem ser uma explicação para o aumento do índice.

Fonte: Agência A Tarde
Compartilhar
Publicidade